Construção de canal fluvial recebe elogios de diplomata

A embaixadora de Angola na República da Zâmbia, Balbina da Silva valorizou nesta quinta-feira, na cidade do Lobito, província de Benguela, a assinatura do memorando para a construção do canal fluvial Shangombo/Rivungo (Cuando-Kubango), tendo em vista o incremento das trocas comerciais entre os dois países.

Em declarações á imprensa, à margem da visita que os ministros dos Transportes de Angola (Augusto Tomás) e da Zâmbia (Yafunkwa Mucanga) efectuaram a província de Benguela, Balbina da Silva disse que a entrada de produtos a custos baixos apresenta-se como um contributo ao programa de combate à fome e redução da pobreza.

Para a diplomata, a entrada em funcionamento do comboio dos Caminhos-de-Ferro de Benguela, no corredor do Lobito, vai possibilitar o escoamento de mercadorias da Zâmbia para Angola, além de apoiar o sector mineiro através do Porto do Lobito. Balbina da Silva disse que existem “excelentes” relações bilaterais, numa altura em que as autoridades dos dois países trabalham para o reforço das trocas comercias.

A diplomata informou que a embaixada de Angola na Zâmbia já trabalha no cadastramento dos angolanos residentes naquele país vizinho, salientando que o acordo no domínio aéreo rubricado entre os dois Estados vai permitir a companhia aérea zambiana operar para Angola, numa altura em que a Companhia Aérea de Angola já voa para Lusaka (Zâmbia).

FacebookTwitterGoogle+