Deposição de coroa de flores no busto do primeira Presidente de Angola nas instalações da Missão Diplomática em Portugal, marcou hoje o arranque, neste país, das comemorações do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional em terras lusas.

PHOTO-2024-09-17-18-08-47(1)

A deposição de uma coroa de flores no busto do primeira Presidente de Angola nas instalações da Missão Diplomática em Portugal, marcou hoje o arranque, neste país, das comemorações do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional em terras lusas. Perante membros da comunidade angolana, diplomatas e outros convidados da sociedade civil, o Ministro Conselheiro da Embaixada de Angola em Portugal, Henrique Assis, apelou aos angolanos residentes em terras lusas que mantenham vivo o ideal que alimentou a determinação com que António Agostinho Neto lutou pela independência nacional. Henrique Assis, na qualidade de Encarregado de Negócios a.i, em representação da Chefe de Missão, Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República de Angola na República Portuguesa, Maria de Jesus Ferreira. De acordo com o diplomata, o legado de Neto é de tal modo importante, que a sua defesa e aplicação prática constitui uma forma superior de afirmação da “nossa angolanidade, tanto do ponto de vista humanista, como cultural e político” Por isso, salientou, “a melhor forma de lhe agradecer e honrar o seu legado será todos trabalharmos juntos para que Angola seja um país cada vez melhor para todos os seus filhos”, já que “esse
foi o ideal pelo qual ele sempre combateu”. “Recordar o seu passado e honrar a sua memória é um dever patriótico que importa preservar, particularmente numa altura em que o mundo se debate com guerras e divisões que fazem perigar o futuro das actuais e próximas gerações”. No próximo sábado, a comunidade angolana volta a estar reunida para uma sessão de poesia dedicada à obra de António Agostinho Neto, um encontro onde o protagonismo pertencerá aos jovens e crianças, que terão oportunidade de declamar poemas do Fundador da Nação, assistir a um vídeo sobre a sua vida e obra e confraternizar em ambiente descontraído e que visa transmitir às gerações mais novas os ideais nacionalistas do primeiro Presidente de Angola.

Serviços de Comunicação Institucional e Imprensa da Embaixada da República de Angola na República Portuguesa, em Lisboa, aos 17 de Setembro de 2024.

FacebookTwitterGoogle+