Dia Internacional do Livro Infantil – 2 de Abril
O Dia Internacional do Livro Infantil assinala-se a 2 de Abril, por iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens -IBBY- em alusão à data de nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de algumas das histórias para crianças mais lidas em todo o mundo, entre elas “O Patinho Feio”, “A Pequena Sereia” e “O Soldadinho de Chumbo“.
Com esta efeméride, o IBBY pretende chamar a atenção para a importância da leitura e o papel fundamental dos livros para o desenvolvimento infantil. Desta forma, anualmente, o IBBY convida um escritor membro do Conselho para elaborar uma mensagem de comemoração. Este ano, a coube à escritora Ineses Zandere da Letónia, apresentar um texto que pode ser encontrado em http://www.ibby.org/awards-activities/activities/international-childrens-book-day/icbd-2018/?L=0.
Em Angola, dos vários autores que se dedicam à literatura infantil, destacam-se a incontornável Cremilda de Lima, com livros como: “O Imbondeiro que Queria Ser Árvore de Natal”, “A Kianda e o Barquinho de Fuxi” e “O Tambarino Dourado”; Dário de Melo, com “As Sete Vidas de Um Gato” , ” Nome de Menino”, “Jango dos Sapos” e “Estórias do Leão Velho”; Maria Eugénia Neto, com o clássico da literatura infantil angolana “E Nas Florestas os Bichos Falaram“; Luandino Vieira com a colecção de fábulas angolanas, entre elas “Dimamondo, o Morcego dos Três Nomes” e Kanguimbo Ananaz com “Avô Sabalo“, “As Férias de Yahula” “Regresso de Kambongue”.
Alguns dos exemplares dos livros mencionados e outros como “A Boneca de Pano“, uma colectânea de contos infantis da União dos Escritores Angolanos, podem ser encontrados na Biblioteca da Embaixada de Angola em Portugal, em Lisboa, aberta ao público das 9h30 às 16h00.