Diplomata britânico quer mais acções de cooperação

Foto: Joaquina Bento/Angop
O embaixador do Reino Unido em Angola, John David Dennis, afirmou hoje (quinta-feira), em Luanda, que Angola e o seu país têm uma parceria “de alto nível”, mas devem continuar a trabalhar para aprofundarem as relações, em vários domínios.
Em declarações à imprensa, à saída de uma audiência com o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, disse que vai aproveitar o seu mandato para incrementar a cooperação, particularmente no domínio inter-parlamentar.
“O Reino Unido e Angola têm uma parceria de alto nível e um dos meus objectivos é desenvolver estas relações inter-parlamentares”, declarou o diplomata.
Manifestou o desejo de as autoridades do seu país trabalharem com os dirigentes angolanos, no sentido de viabilizar-se a vinda a Luanda de uma delegação de deputados britânicos, no âmbito desta estratégia.
“Discuti com o presidente as formas de desenvolver estas relações. Espero que no futuro um grupo de parlamentares possa visitar Angola, para discutir e identificar as áreas para desenvolver a relação”, disse.
Explicou que ainda não estão identificadas áreas concretas para o fomento do intercâmbio, mas os parlamentares estão a discutir em quais sectores podem materializar este intento.
Na mesma senda e com vista a relançar a cooperação bilateral, o presidente da Assembleia Nacional recebeu na última quarta-feira o embaixador de Cabo Verde em Angola, Francisco da Veiga, da Sérvia, Dragan Markovic, além de uma delegação de deputados de Moçambique.