Diplomata saharaui reitera direito à independência

PRESIDENTE DA REPÚBLICA (À DIR), JOÃO LOURENÇO, RECEBE EMBAIXADOR SAHARAUI, BAH CHEILCH MOHAMED FOTO: PEDRO PARENTE

PRESIDENTE DA REPÚBLICA (À DIR), JOÃO LOURENÇO, RECEBE EMBAIXADOR SAHARAUI, BAH CHEILCH MOHAMED
FOTO: PEDRO PARENTE

24 Abril de 2020 | 15h35 – Actualizado em 24 Abril de 2020 | 18h42

O embaixador da República Árabe Saharaui Democrática (RASD) em Angola, Bah Cheik Mohamed, reiterou, esta sexta-feira, o direito do povo saharaui à independência e sublinhou o apoio do Governo angolano a essa causa. 

Grande parte do território da RASD encontra-se ocupado desde 1975 por Marrocos, que o controla e administra, em violação dos princípios do Acto Constitutivo da União Africana (UA).

Em declarações à imprensa, em Luanda, após audiência concedida pelo Presidente João Lourenço, o embaixador Bah Cheik Mohamed agradeceu o apoio de Angola, que tem encorajado o Reino do Marrocos e a RASD na busca de uma solução negociada para a resolução do diferendo que os opõe.

Bah Cheik Mohamed, que foi apresentar cumprimentos de despedida ao Chefe de Estado angolano, destacou as “excelentes relações de longa data” com Angola e elogiou as reformas políticas e sócio-económicas em curso em Angola desde Setembro de 2017, altura em que João Lourenço assumiu a liderança do Estado angolano.

À luz do direito internacional, o território da RASD, também conhecido por Sahara Ocidental, tem até hoje a Espanha como administradora oficial, e está na lista dos ainda não descolonizados da Organização das Nações Unidas (ONU).

FacebookTwitterGoogle+