Ecos da visita do PR João Lourenço na imprensa cabo-verdiana

A primeira visita de Estado do Presidente da República, João Lourenço, a Cabo Verde faz manchete na comunicação social cabo-verdiana.

Dão ênfase aos acordos assinados, principalmente, no domínio dos transportes aéreos, que culminou com a cedência de um avião do tipo Boeing 737-700 da TAAG, Linhas Aéreas de Angola, para a congénere TACV, os médias locais, mas destacam, também, os apelos das autoridades angolanas e cabo-verdianas ao reforço da cooperação bilateral.

A TCV, principal canal televisivo cabo-verdiano, abriu o noticiário da manhã desta terça-feira com um rescaldo da jornada do dia anterior, que ficou marcada com a assinatura de cinco instrumentos jurídicos.

O canal televisivo destacou as vantagens do acordo que resultou na cedência de um Boeing da TAAG à TACV, um aparelho para servir as rotas internacionais da congénere de Cabo Verde (EUA, Portugal, França e Brasil).

Já o diário “A semana”, titula “Cabo Verde pode contar com tudo o que for possível” de Angola, a matéria faz referência a uma passagem da intervenção de João Lourenço durante a cerimónia de assinatura dos acordos, em que promete elevar a fasquia do relacionamento entre os dois países.

A visita de João Lourenço mereceu, igualmente, destaque nas agências noticiosas Inforpress, Expresso das Ilhas, Jornal A Nação, Jornal O País, entre outros órgãos locais.

Na generalidade, dão ênfase à aposta das autoridades dos dois países no reforço da cooperação económica, particularizando, a abertura para os mercados do turismo, agricultura e a troca de serviços.

Na cidade da Praia, o Presidente João Lourenço testemunhou a assinatura de cinco instrumentos jurídicos, no quadro do reforço da cooperação bilateral.

Entre os acordos assinados no primeiro dia da visita de Estado de João Lourenço a Cabo Verde, destaque para o relativo aos transportes aéreos.

As partes rubricaram também acordos sobre a Promoção e Protecção Recíproca de Investimentos, Serviços Aéreos, e um Memorando de Cooperação Técnica entre a Autoridade Nacional da Aviação Civil de Angola (ANAC) e a Agência da Aviação Civil de Cabo Verde (AAC).

Angola e Cabo Verde assinaram, ainda, um Memorando de Entendimento sobre os serviços aéreos.

Depois da Praia, capital do arquipélago de Cabo Verde, o Estadista angolano desloca-se à Ilha de São Vicente, onde, na capital local (Mindelo), tem agendadas diversas actividades.

O programa de actividades a Mindelo inclui visitas às infra-estruturas económicas e encontros com as autoridades locais.

A formalização das relações político-diplomáticas entre Angola e Cabo Verde data de 30 de Agosto de 1977.

FacebookTwitterGoogle+