Eleições2022: CNE apela à presença massiva no dia do voto

A CNE apelou hoje, terça-feira, em Luanda, à participação massiva dos cidadãos na votação, esta quarta-feira, e à observância de uma postura cívica, ordeira e responsável, compatível com o ambiente de festa que caracteriza as eleições.

Num comunicado chegado à ANGOP, o presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Manuel Pereira da Silva, exorta os eleitores a absterem-se de quaisquer comportamentos susceptíveis de perturbar a ordem e a tranquilidade públicas.

Pediu ainda aos cidadãos para abandonarem voluntariamente as assembleias, depois da votação, que se inicia as 07h00.

Enalteceu o “comportamento responsável” dos cidadãos em todas as fases do processo eleitoral, desde a campanha de educação cívica e eleitoral ao sistema de informação ao eleitor, que permitiu a localização das suas mesas e assembleias de voto.

O presidente da CNE elogiou a campanha eleitoral das oito forças políticas concorrentes ao pleito, decorrida de 24 de Julho a 22 deste mês, considerando que a mesma decorreu num “clima de elevado civismo, harmonia, respeito pela diferença e sem violência”.

Cada formação política concorrente nestas eleições recebeu 1.112.050.000,00 (mil milhões, cento e doze milhões e cinquenta mil kwanzas) a título de financiamento do Estado, para a campanha.

Para a votação no país e no exterior, a CNE instalou 13 mil 238 assembleias e 26 mil 488 mesas de voto, o que implicou o recrutamento e formação de 106 mil 870 membros das assembleias e mesas de voto.

Credenciou 277 mil 483 delegados de lista das forças políticas concorrentes, sendo 153 mil 853 efectivos e 123 mil 630 suplentes, que vão fiscalizar o acto de votação.

A CNE credenciou também mil e 300 observadores nacionais e internacionais, representando organizações regionais, globais, não-governamentais, missões diplomáticas, igrejas e sociedade civil.

Personalidades de reconhecido mérito e prestígio nacional e internacional foram igualmente convidadas para observarem o processo.

Para as eleições desta quarta-feira, concorrem os partidos políticos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, P-NJANGO, bem como a coligação CASA-CE, que esperam pelo voto dos 14 milhões 399 mil eleitores, dos quais 22 mil 560 na diáspora, distribuídos por 12 países.

FacebookTwitterGoogle+