Embaixador Carlos Alberto Fonseca recebe delegação do xadrez nacional

O Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola em Portugal, S. Exa. Carlos Alberto Fonseca, recebeu hoje o vice-presidente da Federação Angolana de Xadrez (FAX), António Assis, que estava acompanhado pelo representante angolano nos recentes Mundiais de Jovens de Xadrez, Mestre Fide Domingos Júnior, realizados na Roménia, e pelo presidente da MACOVI Sport Club, Marceliano Correia Victor.

Na ocasião, o vice-presidente da FAX explicou o trabalho desenvolvido pela MACOVI Sport Club em prol da massificação do Xadrez nas comunidades, tanto em Angola como em Portugal, com foco no desenvolvimento da modalidade e também no enquadramento social da juventude.

António Assis, aproveitou para falar do crescimento do xadrez angolano nos últimos anos, em particular na classe feminina, e do projecto da federação para inserção da modalidade nas escolas públicas de todo país e escolas de crianças com cuidados especiais.
O presidente da Federação Angolana de Xadrez sublinhou o objectivo de obter o título de Grande Mestre, o mais rápido possível, mas salvaguardou a necessidade de participação em torneios internacionais, especialmente em Portugal, país considerado uma “porta de entrada” para a internacionalização.

Por seu lado, o embaixador Carlos Alberto Fonseca reconheceu a importância do xadrez para o desenvolvimento psico-motor em todas idades, e congratulou-se com o trabalho que tem sido feito no desenvolvimento da modalidade em Angola. Segundo o diplomata, a massificação do xadrez em todo país é muito importante.

FacebookTwitterGoogle+