Embaixador de Angola visita o Município de Arruda dos Vinhos

O Embaixador José Marcos Barrica efectuou hoje, uma visita oficial ao Município de Arruda dos Vinhos, á convite da Câmara Municipal.

Foi com muita honra que o Embaixador, José Marcos Barrica, aceitou o convite formulado pelo Presidente da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, André Filipe dos Santos Matos Rijo, para uma visita oficial à Arruda dos Vinhos. Acompanhado pelo Primeiro Secretário da Embaixada, Fernando Mbachi, e do Conselheiro de Imprensa, Estêvão Alberto, o Embaixador foi recebido no Salão Nobre da Câmara Municipal do Concelho pelo seu Presidente André Rijo, Presidente da Assembleia Municipal, Catarina Gaspar, Vice-Presidente, Miriam dos Santos, Vereadores e empresários do concelho.

O Embaixador afirmou que “foi dado o primeiro passo que visa auscultar as oportunidades de comércio e investimento em Angola passíveis de execução, e que outros virão”. No Salão Nobre do Concelho o Embaixador foi convidado a assinar o Livro de Honra, privilégio concedido á figuras de destaque que visitam o Executivo Camarário.

A visita teve como enfoque a importância que Angola e os seus empresários representam na visão de crescimento económico delineada pelo Executivo Municipal de Arruda dos Vinhos. O convite feito pelo Executivo Municipal ao Embaixador, insere-se na estratégia de promoção de Arruda dos Vinhos e das suas principais actividades, visando potenciar a abertura a novos mercados e a perspectiva de novos negócios ou parcerias que o Município tem vindo a implementar, com o intuito de criar e estabelecer pontes possíveis de cooperação, e acima de tudo não descurar o fortalecimento dos laços já existentes com Angola. Visa igualmente estabelecer plataformas de cooperação e caminhos em benefício das empresas angolanas que se queiram internacionalizar em terras lusas.

Durante a visita, o Embaixador aproveitou a oportunidade para fazer um ‘tour’, e percorreu as principais linhas de produção de empresas já estabelecidas em Angola, como é o caso da Movex Angola com sede em Luanda, e outras que muito brevemente passarão também a operar em Angola, designadamente a Quinta de São Sebastião, a Adega Cooperativa de Arruda dos Vinhos e a Pig Carnes, ligadas aos sectores vinícola e do comércio de carnes respectivamente. Todas estas geram e sustentam um grande número de postos de trabalho na região.

O Embaixador mostrou-se satisfeito com os investimentos que as respectivas empresas (muitas delas já sediadas em Angola) têm desenvolvido, facto que cria condições favoráveis ao aumento da cooperação já existente entre empresas angolanas e portuguesas nos vários domínios.

No final da visita, o Embaixador Barrica e as autoridades locais apelaram para a necessidade do reforço da cooperação entre Angola e Portugal, com vista a contínua criação de melhores condições de vidas para as populações dos dois Países.

Arruda é um nome comum latino (Ruta-Ae) tornado próprio arabizado, pela anteposição do artigo definido árabe “Al”, cujo “L” se assimilou ao “R” inicial do substantivo por ser a última letra “solar”. A forma Latina-Árabe, Ar-Ruta, a Arruda. Quanto ao seu sobrenome “dos Vinhos” tem origem nos extensos vinhedos circundantes.

O Concelho de Arruda dos Vinhos situa-se no Distrito de Lisboa – Região de Lisboa e Vale do Tejo (NUTT 3 – Oeste) – confinando a Sul com o Município de Loures, a Norte com o de Alenquer, a Poente com os de Sobral de Monte Agraço e Mafra e a Nascente com o de Vila Franca de Xira. Faz parte integrante da Associação do Municípios do Oeste.

O Concelho de Arruda com cerca de 13.391 habitantes (cresceu 29,4% nos últimos 10 anos), é composto por quatro freguesias, Arruda dos Vinhos, Arranhó, Cardosas e S. Tiago dos Velhos. Situa-se a cerca de 30 quilómetros de Lisboa.

É administrado por uma Câmara Municipal composta por 7 Vereadores (PS/PSD). Existe ainda uma Assembleia Municipal, que é o órgão legislativo do Município, constituída por 25 deputados, sendo a sua maioria eleita directamente.

No âmbito das actividades económicas, as Freguesias que integram o município de Arruda dos Vinhos apresentam especificidades próprias, com uma oferta de produtos e serviços muito diversificada, apresentando zonas mais urbanas e zonas muito rurais, onde existem Casais e Quintas Agrícolas.

Com uma paisagem marcadamente rural, actualmente a actividade laboral divide-se fundamentalmente entre os serviços e a indústria. A cultura da vinha têm-se mantido em Arruda no decorrer dos séculos, e nos últimos anos, esta cultura tradicional tem vindo a sofrer uma acentuada reestruturação, com a plantação de novas vinhas e castas modernas, de modo a melhorar as referidas qualidades.

Mas Arruda não é somente um centro vinhateiro de excelência, o Concelho também dá cartas no plano académico, dispondo de vários Estabelecimentos de Ensino e tem a taxa de licenciados mais elevada do Oeste  (14, 5% licenciados).

 

 

FacebookTwitterGoogle+