Emissão de matrículas automóveis reduz de sete para três dias

A Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária (DTSER) reduziu o tempo de emissão de matrículas aos veículos automóveis de sete para três dias informou hoje, em Luanda, o chefe de departamento de comunicação institucional e imprensa, superintendente chefe Adriano do Rosário.
O também porta-voz da DTSER fez este pronunciamento à imprensa, à margem do encontro que a instituição manteve com os responsáveis das representantes de marcas e concessionárias de automóveis.
Para si, dentro do programa do Executivo (simplifica 1.0), a DTSER faz investimentos tecnológicos de ponta para acabar com o processo burocrático e também a corrupção ou subornos (gasosa).
Neste contexto, disse, o encontro serve para dar nota explicativa sobre os constrangimentos que poderão advir, mas acima de tudo os benefícios do sistema que acabou com o trabalho presencial dos agentes concessionários na tramitação dos documentos e dos pagamentos ao Estado.
Segundo o comissário chefe, os processos são submetidos via on-line, como já vêm acontecendo a alguns anos, mas a novidade é que agora os pagamentos são feitos na Conta Única do Tesouro via transferência em terminais automáticos, o que veio acabar com a presença física dos utentes.
“O novo sistema permite o solicitante fazer tudo a partir do seu escritório ou residência, num processo que dura três dias até a entrega da matrícula, aos contrário dos sete dias anteriores quando se fazia o pagamento presencial”, explicou.
Por outro lado, quanto aos novos modelos de matrículas para o país, disse, ser um processo em curso, que já tem quatro empresas aprovadas para a importação dos equipamentos e que neste momento decorre ainda o concurso público para as empresas que vão fabricar e aplicar as matrículas, a partir do próximo ano.
Participaram no encontro, 22 entidades, das quais 17 representantes de marcas e cinco concessionária de automóveis.