Enaltecido empenho do antigo Presidente José Eduardo dos Santos

Os esforços do antigo Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, que conduziram à paz no país, foram enaltecidos este sábado, em Luanda, pelo Presidente da República, João Lourenço.

 

João Lourenço manifestou o reconhecimento ao discursar no jantar oficial em alusão ao Dia da Paz e Reconciliação Nacional, a assinalar-se a 04 de Abril,  que contou com a presença de figuras históricas do cenário político e social do país, governantes e membros do corpo diplomático acreditado em Angola.

Em referência aos inquestionáveis ganhos obtidos pelo país, ao longo de 20 anos de paz, o Presidente João Lourenço apelou aos angolanos a “trabalharem de mãos dadas na preservação e consolidação da paz, que muito custou a conquistar”.

“Nesta data comemorativa ao aniversário da Paz, uma palavra de reconhecimento a todos os angolanos que, tendo consentido os maiores sacrifícios, tornaram possível a paz, que salvou Angola da hecatombe”, destacou.

Desde 4 de Abril de 2002, Angola beneficia dos ganhos da paz, em todos os domínios da vida política, económica e social, salientou, adiantando que foi dado início a reconstrução nacional de todas as infra-estruturas destruídas pela guerra fratricida, com os investimentos a incidirem nos ramos rodoviário e ferroviário, nos portos e aeroportos, na construção de habitações, escolas e unidades hospitalares de diferentes categorias, entre outras acções.

Com a solene assinatura, a 4 de Abril de 2002, do Memorando de Entendimento entre o Governo legítimo e a UNITA, a paz e a reconciliação nacional tornaram-se uma realidade e os irmãos desavindos perdoaram-se mutuamente, abraçando a sã convivência na base do respeito, da tolerância e do civismo, enfatizou João Lourenço.

A cerimónia para assinalar os 20 anos de paz e reconciliação nacional decorreu no Palácio Presidencial.

FacebookTwitterGoogle+