Encontro voltado para paz mundial

Fotografia: Jornal de Angola

Fotografia: Jornal de Angola

Parlamentares de todo o mundo participam, a partir de hoje, em Genebra, Suíça, na 130.ª Assembleia da União Interparlamentar, com o objectivo de renovar e reforçar os compromissos sobre a paz, segurança internacional, democracia e direitos humanos.

Angola participa na reunião com uma delegação chefiada pelo presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos. Integram a delegação os deputados Carolina Cerqueira, Raul Danda, Guilhermina Prata, Exalgina Gamboa, Lindo Bernardo Tito, Carolina Elias, Larissa José e Nvunda Salocombo.

A 130.ª Assembleia da União Interparlamentar, que vai discutir também o reforço dos acordos sobre o desenvolvimento sustentável, finanças e comércio, tem como tema geral “Os 25 anos da UIP: renovar o nosso compromisso com os ideais da paz e democracia”. A sessão plenária, na quinta-feira, conta com a presença de 715 deputados de 141 países, tendo agendado o debate sobre o papel dos parlamentos na protecção da criança, em particular da imigrante, bem como a prevenção da exploração de menores em situações de conflitos. Os parlamentares vão eleger o presidente e vice-presidente da 130.ª Assembleia da União Interparlamentar e debater a extinção das armas nucleares.

A delegação angolana vai intervir no debate, uma vez que o país está apostado na não-proliferação nuclear e no desarmamento completo a nível mundial. A Comissão Permanente de Desenvolvimento Sustentável, Finanças e Comércio vai abordar o tema “Por um desenvolvimento resistente frente aos riscos da evolução demográfica e as restrições naturais”.

A Comissão Permanente de Democracia e Direitos Humanos por sua vez vai abordar o papel dos parlamentos na protecção dos direitos das crianças em particular as emigrantes e a prevenção da sua exploração em situações de guerra.

A UIP é uma organização internacional dos parlamentos dos Estados soberanos. Na qualidade de centro de concertação interparlamentar a nível mundial, a União Interparlamentar promove a paz e a cooperação entre os povos, bem como a consolidação das instituições representativas.

A União Interparlamentar foi fundada em 1889, por iniciativa do inglês William Randal Cremer e do francês Frédéric Passy.

 

FacebookTwitterGoogle+