Escritor angolano Ondjaki com nova obra para o mercado literário

Foto: António Escrivão
“Ombela – a Estória das Chuvas”, de autoria do escritor angolano Ondjaki, estará à disposição dos leitores a partir de 17 deste mês, após sessão de lançamento a acontecer no centro cultural português, em Luanda.
Segundo a plural editores, instituição responsável para edição do livro, o 7º título da Colecção Histórias para o meu Caçula, nesta obra Ondjaki inventa um mito que explica a “origem das chuvas”.
“O livro fala de uma deusa Ombela, “chuva” em umbundo, e de como o seu pai lhe ensinou a chorar. De como as suas lágrimas eram salgadas ou doces. Da criação dos lagos e dos mares. Esta é a estória de uma deusa chamada Ombela que aprendeu a fazer chover usando as suas lágrimas. Alimentando assim tudo o que na terra precisava de água”, lê-se na nota explicativa da editora a que a Anglo teve hoje, quarta-feira, acesso.
Com esta obra o escritor venceu o prémio concurso Caxinde do Conto Infantil, 2012, organizado pela Associação Cultural e Recreativa Chá de Caxinde e patrocinado pela Fundação ESCOM.
Ondjaki nasceu em Luanda, em 1977. Prosador e poeta é membro da União de Escritores Angolanos. As suas obras estão traduzidas para diversas línguas: francês, espanhol, italiano, alemão, inglês, sérvio, sueco e polaco.
Entre outros, Ondjaki venceu os prémios Sagrada Esperança (Angola, 2004), Grande Prémio APE (Portugal, 2007), Grinzane Young Writer (Etiópia, 2008), JABUTI (Brasil, 2012), Bissaya Barreto (Portugal, 2012), FNLIJ (Brasil, 2010 e 2013).
Tem publicado as obras “O Assobiador”, 2002, “Ynari. A Menina das Cinco Tranças”, 2004, “Há Prendisajens com o Xão”, 2002, “Quantas Madrugadas Tem a Noite, 2004, “Avó dezanove e o Segredo do Soviético”, entre outras.