Escritora angolana Djaimilia Pereira de Almeida conquista prémio de Literatura Oceanos
O Oceanos-Prémio de Literatura em Língua Portuguesa, anteriormente conhecido como Prémio Portugal Telecom de Literatura, é considerado um dos prémios literários mais importantes entre os países de língua portuguesa. Nesta edição, concorreram mais de mil concorrentes com obras lançadas por editoras de 10 países.
A escritora arrecadou o prémio com o romance “Luanda, Lisboa, Paraíso”, que conta a jornada de um parteiro num hospital em Luanda e o seu filho, nascido com um problema de saúde, que viajam para Portugal, com sonhos e esperanças – de uma Lisboa idílica que os receberia como portugueses, mas que acaba por ser uma epopeia sem regresso e sem lugar para a ilusão.
Em Portugal, o Adido Cultural da Embaixada de Angola, Luandino Carvalho, juntamente com a comunidade cultural angolana, juntam-se ao Ministério da Cultura, nas felicitações à escritora Djaimilia Almeida pela conquista do prémio.
Djaimilia Pereira de Almeida nasceu em 1982, e fez a sua estreia no mundo literário em 2015, com o livro “Esse Cabelo”. É doutorada em Estudos Literários pela Universidade de Lisboa.