ESTADISTA ANGOLANO HOMENAGEIA NKWAME NKRUMAH

O Presidente da República, João Lourenço, rendeu, esta segunda-feira, em Accra, homenagem à memória de Kwame NKrumah, que proclamou a independência do Ghana, em 1957.

No cumprimento da agenda do primeiro dia de trabalho a este país da África Ocidental, o estadista angolano deslocou-se ao Mausoléu e Parque Memorial Kwame N´krumah, localizado no centro da cidade de Accra, onde depositou uma coroa de flores e assinou o livro de honra.

No livro de honra, o Presidente angolano escreveu que, na sua primeira visita ao Ghana, rende homenagem à memória de Nkwame Nkrumah, “cujas ideias revolucionárias se tornaram em fonte de inspiração para os povos de África se lançarem à luta contra a dominação colonial, pelo resgate da sua dignidade, pela liberdade e independência”.

Na sua mensagem, João Lourenço reconhece que Nkwame Nkrumah foi um “estadista de dimensão universal e percursor do pan-africanismo, colocou de forma abnegada o seu saber, a sua visão política e coragem ao serviço das causas nobres da auto-determinação e soberania do Ghana, deixando um legado que perdura no tempo e atravessa gerações que se orgulham dos feitos desta grandiosa figura da história contemporânea africana”.

O memorial dedicado ao fundador do Ghana foi inaugurado, em 1992, está situado no local do antigo pólo colonial britânico, em Accra, e inclui um museu, com objectos das várias fases da vida de Kwame Nkrumah. Trata-se do local onde Kwame Nkrumah fez a declaração da Independência de Ghana.

A agenda do Chefe de Estado nesta segunda-feira teve início com um encontro com o homólogo, Nana Akufo-Addo, no período da manhã, e incluiu, ainda, conversações entre delegações dos dois países, que culminaram com a assinatura de um Memorando de Intenções.

Terça-feira, segundo e último dia da visita de Estado, João Lourenço tem previsto um encontro com o secretariado da Zona de Comércio Livre Continente Africano (ZCLCA), uma intervenção no parlamento, assim como a participação no fórum de negócios sobre Angola.

Antes do Ghana, o Presidente angolano realizou visitas de Estado à Turquia e à República da Guiné.

FacebookTwitterGoogle+