Etiópia: Reunião de ministros foi produtiva – Manuel Augusto

MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, MANUEL AUGUSTO FOTO: PEDRO PARENTE

MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, MANUEL AUGUSTO
FOTO: PEDRO PARENTE

27 Maio de 2018 | 10h22 – Actualizado em 28 Maio de 2018 | 11h19

O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, considerou sábado, em Adis Abeba, Etiópia, que a reunião entre a Unidade de Pilotagem da Reforma da União Africana (UA) e o comité dos 15 ministros foi proveitosa, mas os receios de uma hipotética perda de poder persistem.

Manuel Augusto falava à imprensa, no fim do encontro que reuniu os presidentes do Ruanda e líder do processo de reforma da UA, Paul Kagame, e o da República do Congo, na qualidade de membro do Bureau da UA, Dennis Sassou Nguessou.

De acordo com o Manuel Augusto, alguns países receiam que os seus representantes permanentes percam poder a favor da Comissão da Reforma, o que, na opinião dos receosos, contraria o acto constitutivo e que obrigaria a uma emenda, o que seria um processo longo e complicado.

Por sua vez, a Unidade de Reforma argumenta que não é preciso alterar o acto constitutivo para acomodar estas novas propostas.

De acordo com o ministro, os dois estadistas baixaram orientações políticas para que se ultrapasse as questões legais e técnicas, para que no próximo encontro, a ter lugar na Mauritânia, seja rubricado o documento da reforma que servirá de guia para o futuro da UA.

FacebookTwitterGoogle+