Executivo altera regulamento tarifário

Presidente da República, João Lourenço, preside IV Reunião Ordinária da Comissão Económica do Conselho de Ministros

Presidente da República, João Lourenço, preside IV Reunião Ordinária da Comissão Económica do Conselho de Ministros Foto: Pedro Parente

28 Abril de 2020 | 15h51 – Actualizado em 28 Abril de 2020 | 18h29

A Comissão Económica do Conselho de Ministros aprovou, esta terça-feira, um diploma que altera o decreto sobre o regulamento tarifário, com vista a introduzir a metodologia da receita anual requerida. 

Conforme o comunicado final da sessão, o referido mecanismo define os níveis de receita para cada empresa da cadeia de valor do sector eléctrico público.

Pretende-se com isso assegurar a sustentabilidade financeira do sector, a sua operação eficiente e a implementação das melhores práticas, dotando o órgão regulador do sector eléctrico de atribuições na fixação e aprovação de metodologias e tarifas.

No capítulo das finanças públicas, a reunião, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, aprovou o relatório de balanço do plano de caixa referente a Fevereiro de 2020.

O documento evidencia os pressupostos da receita petrolífera, as disponibilidades líquidas, as entradas totais de receitas e o fluxo de pagamentos no referifo período.

Mereceu também a anuência da Comissão Económica do Conselho de Ministros, a programação financeira do tesouro referente ao II trimestre de 2020.

Trata-se de um instrumento de gestão financeira em que constam os pressupostos da receita para o período em referência, a projecção das entradas de recursos e os fluxos de pagamentos.

Na programação financeira do tesouro referente ao II trimestre de 2020, estão igualmente incluídas as operações financeiras com incidência directa e indirecta de tesouraria e uma breve abordagem sobre os riscos à sua execução.

Durante a reunião, a Comissão Económica tomou conhecimento da previsão de abastecimento alimentar para o II trimestre de 2020, do ponto de situação dos “stocks” e dos indicadores de comércio externo referentes ao período de 25 a 31 de Março do ano em curso.

A Comissão Económica do Conselho de Ministros tem como incumbência tratar da agenda macro-económica do Executivo e assegurar a condução da gestão macro-económica em harmonia com os objectivos e as prioridades económicas do Programa de Governação do Presidente da República.

FacebookTwitterGoogle+