Executivo analisa situação socioeconómica do Namibe

Namibe – A Comissão Económica do Conselho de Ministros procedeu hoje, quinta-feira, no Namibe, ao balanço da situação económica e social da província, tendo apreciado o grau de evolução dos programas e projectos que estão a ser implementados, especialmente para os que visam mitigar os efeitos da seca na região.

Na sua 3ª sessão ordinária na sede do Governo Provincial do Namibe, sob orientação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, a Comissão Económica apreciou, com destaque, o Programa Especial de Desenvolvimento Agro-pecuário, as obras do Porto Comercial do Namibe e de requalificação da Zona Ribeirinha, as obras na ponte sobre o rio Giraúl de Cima e na Estrada Nacional 280.

Foram igualmente avaliados os programas de edificação da Zona Económica Especial e do Centro Logístico da Região Sul, de Infra-estruturas Integradas da Cidade e Zonas de Expansão Urbana, a construção do Hospital Sanatório, a distribuição de água e energia eléctrica para os quatro mil fogos habitacionais construídos pela SONIP e a construção da Central Energética para a Indústria, que visa aumentar e melhorar a qualidade de consumo induzidos pelo desenvolvimento económico e social da província.

A Comissão Económica prestou particular atenção ao memorando sobre a mitigação dos efeitos da seca no Namibe e nas províncias do Cunene, Benguela e Cuando Cubango.

Deste, segundo o comunicado de imprensa, os participantes tomaram conhecimento da elaboração de estudos de viabilidade e projectos básicos para a construção de infra-estruturas hidráulicas nas províncias do Cunene e Namibe,  bem como de outras medidas estruturantes, no âmbito do plano de gestão integrada da bacia do Cuvelai, que visam combater os efeitos da seca na região sul do país.

Durante a reunião foi também prestada informação sobre o ponto de situação da negociação do Projecto Integrado Mineiro-Siderúgico de Kassinga, Kassala e Kitungo.

Foram ainda apreciadas as propostas de concessão do Corredor Ferroviário do Lobito, dos terminais portuários de contentores, minério e porto seco do Porto do Lobito.

A nota indica que a Comissão Económica tomou conhecimento do plano de actividades e do orçamento do fundo soberano de desenvolvimento de Angola para o ano 2014.

No domínio da política monetária, a Comissão Económica tomou conhecimento das medidas do Banco Nacional de Angola em relação a circulação da nova família de notas de kwanza, bem como da criação de um expediente flexível para o pagamento antecipado de importações.

A comissão tomou igualmente conhecimento da informação sobre o cronograma de actividades para a revisão anual do rating soberano, que deverá ocorrer nos meses de Março e Abril de 2014.

FacebookTwitterGoogle+