Executivo pretende construir cerca de cinco mil escolas em todo país

MANUEL NUNES JUNIOR, MINISTRO DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E SOCIAL FOTO: HENRI CELSO

MANUEL NUNES JUNIOR, MINISTRO DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E SOCIAL
FOTO: HENRI CELSO

06 Maio de 2018 | 21h52 – Actualizado em 06 Maio de 2018 | 22h14

Aproximadamente cinco mil escolas devem ser construídas nos próximos anos pelo Executivo angolano, de forma a pôr fim ao problema de crianças fora do sistema de ensino, afirmou, neste domingo, o ministro de Estado do Desenvolvimento Económico e Social, Manuel Nunes Júnior.

O governante fez esta afirmação ao presidir o acto de abertura do Encontro Nacional de Educação/2018, que decorre sob o lema “Capacitar o professor é garantir uma educação de qualidade para todos”, numa promoção do ministério de tutela.

Segundo Manuel Nunes Júnior, apesar dos assinaláveis resultados alcançados no domínio da educação, particularmente a partir de 2002 com a conquista da paz, ainda existem muitas crianças fora do sistema de ensino, facto que deve ser resolvido com muita eficácia e determinação.

“ Essa questão deve ser encarada como um desafio a enfrentar e ultrapassar com sucesso”, enfatizou.

Recordou que em 15 anos, Angola multiplicou por quatro o número de efectivos do sistema nacional de educação anterior à universidade, ao passar de 2.5 milhões de alunos em 2002 para quase 10 milhões no presente ano lectivo.

No ano 2000, disse, a taxa de analfabetismo em Angola era de mais de 50 porcento. Já em 2014, de acordo com dados do Censo Populacional, a taxa geral de analfabetismo baixou significativamente para 34 porcento, destacou.

Na população adulta mais jovem, isto é, dos 15 aos 25 anos de idade, a taxa de analfabetismo é ainda mais baixa, situando-se em 23 porcento, concluiu.

O Encontro Nacional de Educação/2018, com término previsto para a próxima quinta-feira (10), tem como finalidade analisar com a sociedade civil o estado actual da educação e ensino em Angola, visando a tomada de decisões mais adequadas para se garantir uma educação inclusiva e de qualidade.

Avaliar o desempenho do sistema de educação e ensino face às proposições da política educativa e à qualidade na preparação integral do sujeito para os desafios do desenvolvimento sustentável do país, é outra das finalidades do conclave.

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