EXPOSIÇÃO VIRTUAL COVID-19
Criação artística em tempo de pandemia
A arte é isso mesmo: uma expressão da vida em todo o tempo, em qualquer lugar que sejam os espaços e as circunstâncias, numa sublimação da linguagem de cores, sons, gestos, formas, símbolos, traduzindo a sensibilidade humana na aferição e afirmação da realidade copiada e reinventada por aquilo que é o mais intrínseco à natureza e à alma humana, que é criar, sempre criar algo de novo e que jamais envelhece ainda que pelo passar do tempo mais antigo se torna.
Porque a existência é feita de fenómenos das mais distintas índoles que possamos viver ou imaginar, a arte e a vida, indissoluvelmente ligadas, fazem parte do nosso quotidiano em quaisquer que sejam os espaços, em quaisquer circunstâncias do nosso mundo em que o natural se complementa com o virtual.
Assim compreendemos como, face às restrições impostas pela pandemia que se alastrou a uma escala global, o talento dos artistas plásticos angolanos em Portugal se não inibiu, consolidando em obras, num espaço e nesse tempo a percepção estética que souberam com mestria expresser para naturalmente compartilhar com o grande público.
Não impusera este tempo as limitações para uma exposição “de natura” a que nos habituamos e não teríamos a presente iniciativa criativa de uma exposição virtual que, paradoxalmente, os meios disponíveis nos proporcionam, quiçá, maior alcance.
Do afã decantado neste período que, embora atenuado, ainda no dia de hoje subsiste, apraz-nos apresentar a exposição virtual dessa criação artística em tempos de pandemia no ano em comemoramos o 45º aniversário da nossa Independência.
A todos quantos queiram aceder ao nosso convite, o nosso obrigado antecipado.
Lisboa, aos 17 de Junho 2020.-
Carlos Alberto Fonseca
Embaixador