Faleceu Augustina Bessa-Luís, vulto da Literatura Portuguesa
Foi com profunda consternação que a comunidade cultural angolana em Portugal, tomou conhecimento do passamento físico da escritora portuguesa Agustina Bessa-Luis, uma das mais notáveis escritoras contemporâneas deste país irmão.
Autora de inúmeros trabalhos literários onde se destacam o romance “A Sibila”, que lhe valeu os prémios Delfim Guimarães e Eça de Queiroz, que constam de uma lista de galardões que inclui igualmente o Grande Prémio de Romance e Novela, da Associação Portuguesa de Escritores, em 1983, pela obra “Os Meninos de Ouro”, e que voltou a receber em 2001, com “O Princípio da Incerteza I – Joia de Família”.
Foi distinguida pela totalidade da sua obra com o Prémio Adelaide Ristori, do Centro Cultural Italiano de Roma, em 1975, e com o Prémio Eduardo Lourenço, em 2015. Agustina Luis recebeu ainda os Prémios Camões e Vergílio Ferreira, ambos em 2004. Foi condecorada como Grande Oficial da Ordem de Sant’Iago da Espada, de Portugal, em 1981, elevada a Grã-Cruzem 2006, e o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras, de França, em 1989, tendo recebido a Medalha de Honra da Cidade do Porto, em 1988.
O Adido Cultural da Embaixada de Angola em Portugal, endereça à família enlutada e a todo o universo literário e cultural português os mais sentidos sentimentos de pesar.