CAF transfere CAN para 2022
O Campeonato Africano das Nações (CAN) será disputado em Janeiro de 2022, ao invés de no mesmo mês de 2021, como inicialmente marcado.
A decisão é do Comité Executivo da Confederação Africana de Futebol (CAF), reunido terça-feira, em vídeo – conferência, para remarcar as competições continentais devido a pandemia da covid -19.
Assim, o CAN’2021 fica remarcado para Janeiro de 2022. As datas para a fase final, bem como as restantes jornadas para o apuramento serão comunicadas em breve, segundo o sítio do órgão reitor do futebol africano.
O CHAN de 2020, competição das nações reservada aos atletas que evoluem nos respectivos países, fica adiado para Janeiro de 2021.
Já sobre as Afrotaças época 2019/2020, foi deliberado que a Liga dos Clubes Campeões e a Taça CAF retomam em Setembro próximo.
As meias-finais de ambas provas serão jogadas a uma “mão”, a Liga dos Campeões em local por indicar, enquanto a Taça CAF decorrerá no Reino de Marrocos.
O CAN feminino, inicialmente previsto para este ano, fica cancelado. Como novidade, em 2021 será lançada a Liga dos Clubes Campeões do sector.
Quanto aos Zonais de apuramentos aos CANs em Sub-17 e Sub-20, foi proposto um encontro com os comités organizadores e as associações regionais para acertos finais. Mas o CAN Sub 17 acontece em Julho de 2021.
A CAF alocou um apoio adicional avaliado em 16,2 milhões de dólares para ajudar as federações a mitigar os desafios trazidos pela pandemia da Covid-19.
Assim sendo, cada federação nacional receberá um acréscimo de 300 mil dólares americanos.