Garantias de Angola são reais

Fotografia: Rogério Tuti

Fotografia: Rogério Tuti

O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, garantiu ontem em Luanda que há condições de segurança interna para cidadãos estrangeiros que vivem em Angola.

Georges Chikoti, que falava à Rádio Nacional de Angola sobre alegados receios de que Angola esteja vulnerável a ataques terroristas, disse que “não há qualquer perigo para cidadãos estrangeiros que vivem no país”.
O ministro disse não haver motivo para receios de ataques terroristas. Georges Chikoti assegurou que recebeu garantias das forças de Defesa e Segurança de estabilidade no país.
Georges Chikoti desdramatizou os apelos a cidadãos norte-americanos e britânicos sobre alegada insegurança em Angola. O ministro disse que a informação da Embaixada norte-americana em Angola destinada aos cidadãos daquele país referia-se à “alguma contenção” na frequência de alguns lugares da cidade de Luanda.
“Havia de facto uma certa informação que partiu de Angola, informando essas embaixadas, particularmente a Embaixada norte-americana, para fazer alguma contenção. Isto ocorreu durante o mês de Dezembro”, reconheceu o ministro, “mas esse perigo depois dissipou-se. Não se confirmou nem se consolidou”, reforçou.
Informações circularam em tempos recentes de novos riscos de ameaças terroristas, mas o ministro Georges Chikoti disse que essas informações são as mesmas de Dezembro do ano passado e, por isso, “vêm com algum atraso. Não há motivo para alarme”.

Falso alerta de bomba

O Ministério do Interior desmentiu ontem informações postas a circular nas redes sociais, segundo as quais um alegado atentado à bomba está em preparação no país. De acordo com o director do Gabinete de Estudos, Informação e Análise do Ministério do Interior, Aristófanes dos Santos, trata-se de um comportamento irresponsável dos internautas e sem fundamento. Aristófanes dos Santos tranquilizou a população e reafirmou que a situação no país é calma.
“O Ministério do Interior está extremamente preocupado, porque uma série de indivíduos irresponsáveis colocaram nas redes sociais um áudio, dando conta de um alegado atentado à bomba num avião que transportaria deputados para a província de Cabinda”, disse. “Esta notícia não corresponde à verdade. Não há nenhuma alteração da ordem. Não houve nenhuma situação e muito menos qualquer ameaça de atentado terrorista ou à bomba”, acrescentou.
O oficial superior da Polícia Nacional lamenta que cidadãos estejam a pôr em causa o bem-estar e a paz no país, criando alguma confusão no seio da população. “Queremos tranquilizar os cidadãos nacionais e a comunidade internacional de que a situação de segurança pública não inspira qualquer cuidado”, disse.

FacebookTwitterGoogle+