Georges Chikoti aborda com presidente do FIDA consolidação da cooperação

Foto: Joaquina Bento
O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, manteve nesta quinta-feira, em Luanda, um encontro de cortesia com o presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (FIDA), Kanayo Nwanze, durante o qual debateram aspectos ligados a cooperação recíproca.
Em declarações à imprensa, no final da audiência, o presidente do FIDA informou que o encontro teve como objectivo buscar apoio do Governo de Angola, especialmente do Ministério das Relações Exteriores, para que a agricultura e desenvolvimento rural recebam mais investimentos.
O responsável lembrou que a Cimeira de Chefes de Estados e de governos dos paises membros do FIDA, realizada em Maputo, em 2013, recomendou maior investimento na agricultura, pelo menos até 10 % dos orçamentos gerais dos estados.
“No caso de Angola actualmente é de 1,9 % do orçamento geral, embora a agricultura aqui só contribua com cerca de 9,7 % do Produto Interno Bruto, mas, entretanto, dá trabalho a mais de 70 % da população”, sublinhou Kanayo Nwanze.
O presidente do FIDA explicou que “a agricultura é que fornece perto de 90 % dos meios de subsistência para a população nas áreas rurais, por isso, se queremos ter um desenvolvimento global, tanto social como económico, tem de se investir mais na agricultura e nas infra-estruturas rurais”.
“Fazendo isso nós vamos dar maior impulso ao desenvolvimento rural e a agricultura, bem como maior possibilidade de emprego aos jovens”, frisou a terminar.