Georges Chikoti eleito Secretário-geral do ACP

Georges Chikoti FOTO: DR

Georges Chikoti
FOTO: DR

NOTA DE IMPRENSA

O Embaixador de Angola na Bélgica, S. Exa. Georges Chikoti, foi hoje eleito em Nairobi novo secretário-geral do grupo África, Caraíbas e Pacífico (ACP) durante mais uma sessão do Conselho de Ministros do ACP, tendo vencido Brave Rona Ndisale, do Malawi, e Chifamba Tadeus Tafirenyika, do Zimbabwe.

Natural de Dondi, província do Huambo, Georges Chikoti nasceu a 6 de Junho de 1955. É mestre em Geografia Económica e licenciado em Relações Internacionais pela Universidade de Ottawa, Canadá.

Georges Chikoti, que fala fluentemente inglês, francês, português, umbundo e bemba, já trabalhou no Banco Imperial do Canadá, em Toronto, e foi consultor da Agência Canadiana de Desenvolvimento Internacional (CIDA).

Comentando a escolha do Embaixador Georges Chikoti para Secretário-geral da ACP, o Ministro das Relações Exteriores de Angola, S. Exa. Manuel Augusto, disse que ela “é uma garantia para a existência de um secretariado compatível com as dinâmicas do novo mundo”.

“Na verdade, o senhor Embaixador Georges Chikoti, pelas suas qualidades pessoais, a sua competência e longa experiência na arena internacional, parece-nos ser a escolha certa no momento certo e uma garantia de que teremos um secretariado dinâmico e actuante, compatível com as dinâmicas de um mundo marcado por rápidas transformações”, sublinhou o Ministro Manuel Augusto quando falava à imprensa em Nairobi.

Para o chefe da diplomacia Angolana, “acaba-se de escolher e eleger um novo Secretário-geral, que terá a capacidade de levar avante os objectivos, a agenda e o programa que são estabelecidos pela Cimeira de Chefes de Estado e de Governo do Grupo de Países ACP para os próximos cinco anos”.

O MInistro Manuel Augusto considerou a reunião “um ponto de viragem” para a organização, por ser “dedicada à sua transformação visando um engajamento mais acentuado para o Multilateralismo”.

O anúncio da eleição do Embaixador Georges Chikoti recebeu calorosa aclamação dos presentes e discursos de felicitações. Georges Rebelo Pinto Chikoti assume assim as funções de secretário-geral a partir de Março de 2020, para cumprir um mandato que vai até 2025.

FacebookTwitterGoogle+