Georges Chikoti em Djamena

Fotografia: REUTERS

Fotografia: REUTERS

 

 

 

 

 

 

O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, foi recebido, em Djamena, pelo Presidente do Chade, Idriss Deby Itno, a quem entregou uma mensagem do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, na qual expressa as “excelentes relações” de amizade e de cooperação entre os dois países.

Georges Chikoti e Idriss Deby Itno aproveitaram a ocasião para abordar questões bilaterais, particularmente a cooperação no sector dos petróleos e da energia.

Os dois interlocutores abordaram a paz, segurança, estabilidade e desenvolvimento nas regiões da África Central e dos Grandes Lagos, nomeadamente na República Centro Africana (RCA), Sudão do Sul e República Democrática do Congo (RDC).

Durante a audiência, foram abordadas questões regionais relativas às deliberações tomadas pela V Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), realizada a 15 de Janeiro, em Luanda, e durante a qual Angola assumiu a presidência rotativa da organização.

Durante a sua estada de 48 horas no Chade, Georges Chikoti manteve um encontro de cortesia com o presidente da Câmara da Cidade de Djamena e da Associação Nacional das Cidades do Chade, Ali Haroun, que manifestou interesse em estabelecer acordos de cooperação e geminação com as cidades angolanas, particularmente com Luanda, pelo seu nível de crescimento e desenvolvimento urbano.

O Chade exerce actualmente a presidência em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), integrada por Angola, Burundi, Congo-Brazzaville, Camarões, Gabão, Guiné Equatorial, República Centro Africana, Ruanda, República Democrática do Congo (RDC) e São Tomé e Príncipe.

O ministro angolano das Relações Exteriores deixou ontem o Chade, com destino a Brazzaville, onde deve igualmente proceder à entrega de uma mensagem do Presidente José Eduardo dos Santos para o seu homólogo congolês Denis Sassou-Nguesso.

 

 

FacebookTwitterGoogle+