Georges Chikoti orienta celebração

Fotografia: Jaimagens

Fotografia: Jaimagens

O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, preside hoje em Luanda à sessão solene de celebração no país dos 70 anos da entrada em vigor da Carta Constitutiva da ONU, a assinalar-se amanhã.

Um comunicado do Ministério das Relações Exteriores refere que estão convidados para o acto membros do Executivo, representantes de parceiros internacionais, da sociedade civil e do corpo diplomático acreditado em Angola. Estão previstas intervenções do ministro das Relações Exteriores e do coordenador residente do Sistema das Nações Unidas em Angola, Pier Paolo Balladelli.
Angola é um dos 193 Estados-membros de pleno direito da ONU, tendo aderido a esta organização em 1 de Dezembro de 1976 e, actualmente, ocupa o lugar de membro não permanente do Conselho de Segurança para o biénio 2015-2016.
As celebrações dos 70 anos da Carta das Nações Unidas coincidem com a adopção da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que define a erradicação da fome, da pobreza extrema e das desigualdades sociais como as prioridades absolutas dos próximos anos.
Setenta anos depois da ratificação da sua Carta Constitutiva, a ONU reitera o compromisso de promover valores universais, como o respeito pelos direitos humanos fundamentais e o desenvolvimento sustentável de todos os povos do mundo.

FacebookTwitterGoogle+