Independência foi há 40 anos

Fotografia: Arquivo | Edições Novembro

Fotografia: Arquivo | Edições Novembro

Uma mensagem de felicitações do Presidente José Eduardo dos Santos ao povo são-tomense, pela passagem dos 40 anos da sua independência, foi entregue ontem, na capital do arquipélago, ao Presidente Manuel Pinto da Costa.

Foi portador da mensagem o ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, ontem recebido em audiência pelo Chefe de Estado são-tomense.  À saída do encontro, Bornito de Sousa disse que a mensagem “transmite, no essencial, os cumprimentos do Presidente José Eduardo dos Santos e dos angolanos ao povo irmão de São Tomé e Príncipe”.
“A nossa missão atende ao objectivo de valorizar, representar e participar nos festejos dos 40 anos da independência de São Tomé e Príncipe”, disse o ministro que participa nos festejos dos 40 anos da independência, em representação do Chefe de Estado angolano.
Bornito de Sousa desembarcou na manhã de sexta-feira em São Tomé. À chegada, foi recebido pelo ministro da Administração Interna de São Tomé e Príncipe, Arlindo Ramos, e pelo embaixador angolano acreditado naquele país, Alfredo Eduardo Mingas.
Em declarações à imprensa, à chegada, o ministro da Administração do Território confirmou a excelência nas relações entre os dois países, embora admita a necessidade de implementação de maior vigor, em alguns casos. O ministro da Administração do Território disse ontem que as relações entre Angola e São Tomé e Príncipe são “excelentes”, mas “nalguns casos precisam de ser desenvolvidas com maior vigor”. “Há todo um campo de acção, há todo um conjunto de áreas que já estão identificadas, nalguns casos precisam de ser implementadas com maior vigor, mas genericamente as relações entre os nossos dois povos, entre o nossos dois governos e estados são excelentes”, disse Bornito de Sousa, citado pela agência portuguesa Lusa.O governante angolano é o enviado especial do Presidente angolano aos festejos dos 40 anos de independência de São Tomé e Príncipe.
Bornito de Sousa disse que vai aproveitar a sua estadia em São Tomé para “trocar impressões” com as autoridades do arquipélago sobre “alguns dos tópicos do relacionamento” entre os dois países. Bornito de Sousa foi recebido em audiência ainda ontem de manhã pelo Presidente da República, Manuel Pinto da Costa. São Tomé e Príncipe assinala hoje 40 anos de independência. O acto central do programa das celebrações inicia às 10 horas (mais uma em Angola), na Praça da Independência, no centro da cidade, e inclui discursos do Chefe de Estado e do presidente da Câmara distrital de Água Grande, além do habitual desfile das Forças Armadas.
O programa cultural oficial dos 40 anos de independência do país começou a ser cumprido ontem com a actuação de grupos de dança e de música, lançamento do fogo-de-artifício e balões.

FacebookTwitterGoogle+