Índia entrega convite da cimeira com África

Fotografia: João Gomes

Fotografia: João Gomes

Um convite do Primeiro-Ministro indiano ao Chefe de Estado angolano para participar na terceira Cimeira Índia-África, em Nova Deli, de 26 a 30 de Outubro, foi entregue ontem em Luanda ao Vice-Presidente da República.

O portador do convite é o ministro de Estado das Relações Exteriores da Índia, Vijay Kumar Singh, que foi recebido em audiência na Cidade Alta. O dirigente indiano lembrou, à saída do encontro com Manuel Vicente, que os dois países têm relações históricas e que o seu país apoiou, desde muito cedo, muitos grupos de luta de libertação no continente africano e em particular em Angola.
“Fomos um dos primeiros países a reconhecer a Independência de Angola e o estabelecimento do seu Governo”, recordou o ministro, para quem as relações diplomáticas entre os dois países “são muito boas” e que há pretensão de se elevar as trocas comerciais.  Vijay Kumar Singh sublinhou o facto de a Índia ser um dos maiores importadores de petróleo de Angola e manifestou o interesse de elevar os níveis de compra no futuro. “Estamos a ver a possibilidade de abrir outras áreas de cooperação entre os nossos países”, referiu.
O Vice-Presidente da República recebeu igualmente em audiência ontem o embaixador moçambicano em Angola, Domingos Estêvão Fernandes, que anunciou para Novembro a visita do Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi.
Durante a visita a Luanda, Filipe Nyusi vai participar num Fórum de Negócios Angola-Moçambique, além de abordar com o Presidente José Eduardo dos Santos a cooperação bilateral.
Domingos Estêvão Fernandes referiu à Imprensa que o encontro com Manuel Vicente permitiu passar em revista os aspectos importantes da cooperação. “Tem havido trocas de visitas ao mais alto nível. Mas neste encontro, vimos questões que se prendem com a própria cooperação bilateral. Temos uma cooperação que está a acontecer nas mais diferentes áreas sectoriais”, disse.
Durante a audiência, foram abordadas questões fundamentais para o reforço da cooperação na área económica, na qual se pretende incluir a participação de empresários dos dois países para torná-la mais dinâmica. O embaixador defende uma cooperação que envolva empresários e que se centre em  questões mais concretas para benefício das duas economias e das próprias classes empresariais. “Encontro-me no fim do meu mandato e aproveitei para despedir-me do Vice-Presidente da República”, concluiu, afirmando ser necessário o reforço da cooperação económica e a aposta noutros sectores.
O Vice-Presidente da República concedeu ainda ontem uma audiência ao embaixador argentino acreditado em Angola, Júlio Ramón Lascano y Vedia, que destacou o aumento, há dois meses, de 100 milhões de dólares à linha de crédito existente. Júlio Ramón Lascano y Vedia disse que a cooperação entre Angola e Argentina “cresce muito forte” e que o seu país tem todo o interesse no relançamento de uma cooperação mais forte e concreta, reafirmando o apoio da Argentina na diversificação da economia.
O embaixador disse que essa cooperação está a ser suportada por três eixos. O primeiro assenta na linha de crédito relançada há dois meses e destinada a contribuir para o desenvolvimento de 200 projectos agro-pecuários e de indústrias alimentares em diferentes áreas.
O outro eixo é a representação das empresas argentinas na Filda 2015, onde devem estar presentes nove grupos empresariais. “Cada um destes grupos tem outras empresas. Temos o caso de um grupo que tem mais de 200 empresas a exercer actividades da indústria agro-alimentar na logística portuária, petróleo e gás”, disse.
Outro elemento importante é a participação na Expo-Cuando Cubango, onde a Argentina vai apresentar toda a tecnologia e maquinaria agrícola. Júlio Ramón Lascano y Vedia anunciou que vai ser promovido um encontro sobre o sector das Pescas na Argentina e disse que a ministra das Pescas, Vitória de Barros Neto, deve participar. O diplomata referiu que a Argentina tem experiência e logística para alavancar o sector e pretende uma cooperação mais concreta.

FacebookTwitterGoogle+