Íntegra do discurso do Presidente da República na Câmara Municipal do Porto

PORTUGAL: PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOÃO LOURENÇO FOTO: CORTESIA DE: MANUEL KINDALA/ EDIÇÕES NOVEMBRO

PORTUGAL: PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOÃO LOURENÇO
FOTO: CORTESIA DE: MANUEL KINDALA/ EDIÇÕES NOVEMBRO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

23 Novembro de 2018 | 16h15 – Actualizado em 23 Novembro de 2018 | 16h14

Íntegra do discurso pronunciado nesta sexta-feira, no Porto, Portugal, pelo Presidente da República, João Lourenço, na Câmara Municipal do Porto.

Porto, 23 de Novembro de 2018.

-Sua Excelência Dr. António Costa,
Primeiro-Ministro da República Portuguesa,
-Excelentíssimo Senhor Dr. Rui de Carvalho de Araújo Moreira
Presidente da Câmara Municipal do Porto,
-Excelentíssimos Membros do Executivo Camarário,
-Caros Convidados,
-Minhas Senhoras, Meus Senhores,

Gostaria de agradecer as amáveis palavras que o senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto acaba de me dirigir, bem como esta calorosa recepção que muito me sensibiliza e prestigia a República de Angola e os angolanos.

Sinto-me honrado por efectuar esta visita à cidade do Porto, conhecida no mundo pela coragem e pelos feitos valorosos dos seus habitantes, que lhe valeram a atribuição do título único de “Cidade Invicta” entre as demais cidades portuguesas.

A história heróica da vossa cidade tem paralelo com a de algumas cidades de Angola, onde também os seus habitantes souberam, com estoicismo, lutar pela defesa dos valores das suas cidades, pela sua liberdade e pela salvaguarda de importantes conquistas alcançadas com esforço, empenho e determinação.

Temos a clara convicção de que estes valores contribuíram para que se edificasse a cidade do Porto, que é conhecida como uma cidade de trabalho, vencedora quando se propõe realizar objectivos, dinâmica na forma como se apresenta ao mundo e pujante no desempenho das suas indústrias, no desporto, na cultura e noutros sectores da vida nacional.

É por isso um motivo de orgulho, para mim e para os angolanos, receber hoje as chaves da cidade do Porto, que tem um grande simbolismo no contexto das relações existentes a todos os níveis entre Angola e Portugal.

Esta cerimónia abre as portas a um futuro promissor de cooperação e de intercâmbio em todos os sectores que possam contribuir para o aprofundamento das nossas relações bilaterais, pois estou convencido de que a nossa visão sobre o intercâmbio entre Angola e Portugal ganhará expressão real nas conversações que dentro de alguns momentos serão mantidas entre as delegações angolana e portuguesa chefiadas por mim e pelo Senhor Primeiro-Ministro António Costa, respectivamente.

Quero aproveitar a solenidade deste acto para manifestar o meu profundo agradecimento pelo acolhimento e atenções que a cidade do Porto e os seus moradores dedicam aos angolanos que, por várias razões, têm esta cidade como seu destino preferido.

Muito obrigado pela atenção.

FacebookTwitterGoogle+