João Lourenço envia carta a primeiro-ministro português que traduz sinal de boas relações
10 Julho de 2018 | 04h50 – Actualizado em 10 Julho de 2018 | 04h48
O Presidente da República, João Lourenço, enviou uma carta ao primeiro-ministro português, António Costa, que traduz sinal de boas relações entre os dois países.
A missiva foi entregue esta segunda-feira pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, durante uma audiência concedida pelo governante português.
O ministro angolano, que está em Portugal para participar no Fórum EuroÁfrica, a decorrer esta terça-feira, na capital Lusa, foi recebido igualmente pelo Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, bem como manteve um encontro com o seu homólogo Augusto Santos Silva.
No final desta reunião, Manuel Augusto confirmou, ainda para este ano, a visita ao país do primeiro-ministro português, António Costa.
O governante angolano não avançou datas, mas afirmou que o calendário de visitas do primeiro-ministro português ainda não está fechado.
De acordo com o titular da pasta das Relações Exteriores de Angola, a visita deverá ser “muito brevemente”, tendo garantido que o Executivo angolano deseja reforçar e aprofundar a relação com Portugal.
“Queremos que seja uma visita à altura das nossas relações e não apenas uma visita de trabalho”, referiu.
Por sua vez, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, anunciou que “a visita terá uma forte componente económica”.
No passado dia 4 do mês corrente, o Presidente da República, João Lourenço, reafirmou em França que antes da sua deslocação a Portugal, deverá receber o primeiro-ministro português em Angola, ainda este ano.
“As visitas a este nível de chefes de Estado têm de ser preparadas com uma certa antecedência. Nós acordámos com as autoridades portuguesas que antes da minha deslocação a Portugal devo receber o primeiro-ministro português em Angola, declarou à imprensa o Estadista angolano depois de ter discursado em sessão solene do Parlamento Europeu em Estrasburgo.
Portugal é um dos principais parceiros comerciais de Angola. As empresas portuguesas têm uma forte presença na economia angolana, fundamentalmente nos sectores da construção e da banca.
Este país luso é igualmente um importante exportador de produtos alimentares e bebidas. Angola, por via das empresas privadas, tem vários investimentos em Portugal com actividades que vão desde a energia às telecomunicações e banca.
Actualmente, Angola é um destino para os cidadãos portugueses em busca de emprego. Um protocolo bilateral para facilitar a emissão de vistos foi assinado entre os dois países em Setembro de 2011.