Jubileu da Metodista – PR João Lourenço destaca papel das igrejas na formação dos jovens

313012717_487722130073152_1006174747200877520_n

O papel das igrejas na formação dos jovens angolanos foi destacado pelo Presidente da República, João Lourenço, durante o culto de celebração dos 50 anos do episcopado metodista em Angola, realizado este domingo, 30 de Outubro, na Arena Multiuso do Kilamba, Luanda.

Convidado a proferir algumas palavras durante o culto, o Chefe de Estado manifestou-se satisfeito com a trajectória da Igreja Metodista em Angola.

“Estamos satisfeitos com o rumo que a igreja vem tomando, com a entrega da igreja à sociedade, com o seu papel na formação dos nossos jovens. Jovens esses, muitos dos quais hoje são grandes quadros deste país”, frisou.

Segundo João Lourenço, o país deve muito à Igreja Metodista pela sua visão de formação nas missões e pelas bolsas que concedeu a muitos jovens angolanos para se formarem no exterior do país.

“Como uma nação vive não só da fé, mas sobretudo do conhecimento dos seus filhos, pensamos que o país tem que agradecer bastante ao papel que esta igreja, assim como outras igrejas jogaram”, realçou.

O Presidente da República felicitou a Igreja Metodista pelo jubileu, em especial o bispo Emílio de Carvalho e esposa, que, em 1972, foi coroado como primeiro bispo nativo.

Actualmente reformado, Emílio de Carvalho, que esteve durante 28 anos na liderança da Igreja, considerou ter deixado um legado incompleto.

“Qualquer legado é incompleto. Temos outras realizações para fazer, temos mais outras responsabilidades, temos cada vez mais tarefas a executar. Portanto, o meu legado é incompleto, tem que ser continuado”, considerou.

O arcebispo de Luanda da Igreja Católica, Dom Filomeno Vieira Dias, também presente na celebração, disse que foi com dignidade, autenticidade, verdade e beleza que o bispo Emílio de Carvalho exerceu a liderança da Igreja Metodista.

“Vocês, melhor do que eu, sabem que deu a igreja a expressão que hoje tem, no nosso país, em África e no mundo. Transmitiu esse testemunho a outros irmãos, que continua hoje com o mesmo brilho, a mesma missão”, salientou.

Por sua vez, o bispo Gaspar João Domingos disse que a Igreja Metodista, 50 anos depois, está coesa, forte, conhece bem os seus destinos e tem uma missão que se confunde com a do país.

“Essa igreja doou o primeiro Presidente da República de Angola, doou o segundo Presidente e doou o terceiro Presidente da República de Angola. Então, é uma igreja que tem compromisso de Estado”, disse.

A celebração do Jubileu decorreu sob o lema “Episcopado Metodista Angolano: 50 anos ao Serviço da Igreja de Cristo”.

O acto foi prestigiado pelo Presidente da República, João Lourenço e a Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, membros do Executivo, entidades diplomáticas e líderes de outras denominações religiosas.

FacebookTwitterGoogle+