Lançada campanha de saneamento básico nas escolas
A direcção provincial da Educação no Cunene procedeu neste sábado, em Ondjiva, ao lançamento da campanha de melhoramento do saneamento básico dirigida a instituições escolares dos seis municípios da região.
Na ocasião o chefe de departamento da acção social escolar do Cunene, Justino Chile, explicou que a referida campanha com duração de 9 meses será desenvolvida todos sábados com o envolvimento de alunos e professores, de modo a tornar as instituições escolares limpas.
Referiu que a campanha cinge-se na limpeza, pintura de lancis, manutenção de árvores, rega de plantas e embelezamento de alguns jardins, bem como educação para a separação dos resíduos sólidos .
De acordo com o coordenador, os problemas da gestão dos resíduos têm a ver com a adopção de hábitos incorrectos por parte da população, que insiste na deposição de resíduos em locais impróprios e descarga de águas contaminadas na via pública.
Por seu turno, a directora da educação, Soraia Mateus Kalungela, destacou a promoção da campanha, cuja actividade servirá também de incentivo aos alunos a criar o hábito de manter as escolas e residências limpas.