Lançada a figura do agente sanitário
Os Ministérios da Saúde e da Administração do Território reuniram-se ontem, em Luanda, com os directores provinciais do primeiro pelouro e administradores para analisar como os agentes comunitários podem trabalhar como elo entre a população e o Sistema Nacional de Saúde.
O ministro da Saúde, José Van-Dúnem, garantiu que a criação dos agentes de promoção do desenvolvimento comunitário e sanitário é um plano do Executivo para expandir os serviços sociais e sanitários a todas as comunidades.
José Van-Dúnem, que falava durante o seminário sobre busca de consenso para a Política Nacional de Agentes de Promoção do Desenvolvimento Comunitário e Sanitário, acrescentou que os agentes comunitários vão estimular o desenvolvimento, bem como as competências sanitárias de todas as famílias angolanas, especialmente das mais pobres.
“Os agentes comunitários são um elemento chave para cobrirmos o acesso aos cuidados primários de saúde e darmos uma nova dinâmica ao Sistema Nacional de Saúde”, destacou José Van-Dúnem. O ministro informou que os resultados alcançados pelo sector são bem conhecidos em outros países como o Brasil e na Etiópia.