*05/03/2014* – Embaixadores recebidos em audiência na Embaixada de Angola

Audiência com embaixador da República Checa 05.02.2014 011

O Embaixador de Angola em Portugal, José Marcos Barrica, recebeu hoje, quarta-feira, o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República Checa em Portugal, S. Ex.ª Stanislav Kázecký, e a Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária de Moçambique, S. Ex.ª Fernanda Eugénia Moisés Lichale.

No decurso da audiência com o Embaixador da República Checa, Stanislav Kázecký, que já exerceu as funções de Cônsul geral da República Checa em São Paulo, Brasil, foram discutidos pormenores sobre a relação bilateral entre os dois países. O diplomata checo considerou que as relações entre as duas repúblicas são excelentes, baseadas na cooperação multilateral e no desenvolvimento simultâneo de vários acordos.

As relações diplomáticas entre os dois países tiveram início em 1975 e desde então têm sido realizados diversos acordos, baseados essencialmente, no domínio da agricultura, comércio e educação, no entanto de acordo com as palavras dos dois diplomatas, “um maior aprofundamento das relações entre Angola e a República Checa constitui, o grande objectivo dos dois países”. A República Checa tem a sua Embaixada em Angola desde 2002.

Com a sua homóloga de Moçambique, foram abordadas questões no contexto das relações Diplomáticas entre os dois países irmãos, o Embaixador de Angola reconheceu que as relações entre Angola e Moçambique têm sido profícuas e com benefícios recíprocos, mantendo a mesma vitalidade desde que elas foram estabelecidas, e consideram-se excelentes e acima de tudo de irmandade, foi também debatida a proposta de ligação terrestre entre as duas costas de África.

Angola e Moçambique vão ficar em breve ligados por caminho-de-ferro, com a construção de uma linha ferroviária que vai ligar Chingola, à fronteira de Angola, onde se junta ao caminho-de-ferro de Benguela. Aquando da conclusão do projecto, a zona austral do continente africano vai passar a ter uma linha ferroviária a ligar o Oceano Atlântico (Angola) ao Índico (Moçambique).

De recordar que de acordo com as estimativas da Economist Intelligence Unit (EIU), Angola e Moçambique estão entre as economias mais promissoras de África. Tanto Angola como Moçambique são países ricos em recursos naturais e os investimentos neste sector têm vindo a crescer bastante nos últimos anos.

FacebookTwitterGoogle+