Luanda acolhe 43ª sessão do Fórum parlamentar da SADC

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL, FERNANDO DA PIEDADE DIAS DOS SANTOS (À DIR.) COM O SECRETÁRIO-GERAL DO FP-SADC, ESAU CHIVIA
FOTO: ALBERTO JULIAO
23 Maio de 2018 | 16h49 – Actualizado em 23 Maio de 2018 | 16h49
Questões organizativas para a realização da 43ª da Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC, a decorrer de 20 de Junho a 02 de Julho deste ano, em Luanda, dominaram a audiência que o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, concedeu esta quarta-feira ao secretário-geral deste organismo regional, Esau Chivia.
À saída do encontro com o presidente da Assembleia Nacional, Esau Chivia confirmou a constituição de uma equipa que está a trabalhar na preparação logística para que o evento de Luanda seja coroado de êxito.
Angola preside, actualmente, o Fórum Parlamentar da SADC. O seu mandato termina em Novembro deste ano.
Esau Chivia, de nacionalidade zimbabueana, fez saber que a 43ª da Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC vai decidir quem vai assumir a presidência rotativa deste organismo parlamentar regional nos próximos dois anos.
Os dois interlocutores afloraram, também, assuntos que serão debatidos na reunião do Comité Executivo do FP-SADC, a decorrer no dia 28 de Maio, na capital namibiana, Windhoek.
O Comité Executivo do Fórum Parlamentar dos países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) vai, entre outros, analisar a contribuição anual dos países membros.
O Fórum Parlamentar da SADC foi criado em 1997, como instituição autónoma da SADC e é composto por 14 parlamentos da região.
A última reunião desta instituição decorreu em Windhoek, Namíbia.