Luanda e Maputo reforçam relações
O presidente da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda (CACL), José Tavares, esteve em Maputo como convidado à cerimónia de investidura do presidente da Câmara Municipal de Maputo, David Simango, eleito em Novembro nas listas da Frelimo.
José Tavares estava acompanhado por Fiel Didi, director da Cultura, Juventude e Desportos da CACL, Alcrésia Cavala, responsável pelo intercâmbio internacional e também da administradora do Distrito Urbano do Sambizanga. Mara da Silva.
A cerimónia de investidura decorreu em Maputo, na Praça da Independência, e contou com a presença de centenas de munícipes.
David Simango garantiu aos presentes que vai cumprir todas as promessas feitas durante a campanha eleitoral, nomeadamente a construção de um metro de superfície na cidade, para resolver os problemas de trânsito.
O presidente da Câmara de Maputo garantiu que vai levar água potável à zona norte da capital moçambicana e lançar em circulação mais autocarros públicos.
Além de David Simango, que foi reconduzido no cargo ao vencer as eleições autárquicas de Novembro passado, também foram investidos os autarcas eleitos de dez novas autarquias da área metropolitana de Maputo. Os deputados eleitos para as Assembleias Municipais são investidos em cerimónia à parte, pelo presidente do Tribunal Judicial Provincial de Maputo.
Nas antigas autarquias a passagem de testemunho é feita pelos presidentes cessantes. Falando à imprensa, o director Nacional do Desenvolvimento Autárquico de Moçambique, Manuel Alberto, explicou que já existem infra-estruturas básicas para o funcionamento das dez novas autarquias.
A presença da delegação angolana na investidura foi uma forma de realçar e fortificar cada vez mais os laços de amizade entre as cidades de Luanda e Maputo, disse ao Jornal de Angola o presidente da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda, José Tavares.