Mais investimentos para a área agrícola

Fotografia: Santos Pedro

Fotografia: Santos Pedro

O ministro das Relações Exteriores manteve ontem, em Luanda, um encontro com o presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Kanayo Nwanze, no qual foram abordados assuntos relativos aos investimentos no sector da Agricultura em Angola.

O encontro entre Georges Chikoti e Kanayo Nwanze serviu ainda para o FIDA apresentar os seus diversos projectos para Angola.
“A Cimeira dos Chefes de Estado (da SADC) que decorreu no ano passado em Maputo recomendou que os países disponibilizassem dez  por cento do Orçamento Geral do Estado para a Agricultura”, lembrou Kanayo Nwanze, sublinhando que “Angola disponibilizou 1.9 por cento do OGE para o sector”.

Actualmente, disse Kanayo Nwanze, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola financia o Projecto de Agricultura Familiar Orientado para o Mercado (MOSAP) nas províncias do Huambo, Bié e Malanje.

Em comunicado, o FIDA indica que para este projecto foram seleccionadas 25 comunas e municípios com maior carência financeira para investir no sector agrícola. O FIDA pretende aumentar a produtividade agrícola fortalecendo a capacidade dos agricultores, apoiando na multiplicação das sementes e criação de animais.  O FIDA acrescenta que um novo projecto de aquicultura e pesca artesanal está em execução no sector das Pescas, com vista a reduzir a pobreza entre os pescadores e famílias dedicadas à piscicultura.

O projecto abrange as províncias de Luanda, Bengo, Malanje e Cuanza Norte e beneficia 15 mil pessoas.  O FIDA tem como principal objectivo garantir a segurança alimentar e apoiar no aumento do rendimento das populações rurais, em particular das pessoas mais pobres. Os programas e projectos da organização incluem grupos vulneráveis, como mulheres, famílias chefiadas por mulheres, jovens e soldados desmobilizados.

FacebookTwitterGoogle+