Malanje: “Angola Digital” instala 14 pontos de internet grátis
Catorze pontos de acesso à internet grátis, através da rede Wi-Fi (sem fio), começaram a ser instalados desde domingo (18), na cidade de Malanje, no âmbito do projecto “Angola Digital”, que visa facilitar a inclusão digital dos cidadãos, informou o director provincial dos Transportes, Correios e Telecomunicações, Cardoso Balanga.
De iniciativa do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, o projecto, com apoio da Angola Telecom e Unitel, tem a finalidade de ajudar, sobretudo os estudantes, na pesquisa de conteúdos académicos e permitir mais trocas de informações entre os mesmos.
No domingo, de acordo com Cardoso Balanga, foi concluído o primeiro ponto de internet no Largo da Liberdade, cidade de Malanje, com um raio de acção de 10 quilómetros, já em funcionamento.
Precisou que os restantes pontos serão montados e abertos em escolas e locais públicos da cidade de Malanje, até ao dia 11 de Março, data de inauguração oficial do projecto Angola Digital na província, em acto a ser orientado pelo ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Iinformação, José Carvalho da Rocha.
Adiantou que a colocação dos pontos de internet para outros municípios, como Cangandala, Cacuso, Calandula, Mucari e Kiwaba Nzoji, dependerá da conclusão da Mediateca fixa, cujas obras encontram-se paralisadas há algum tempo por dificuldades financeiras.
Por outro lado, Cardoso Balanga chamou atenção para o uso racional da internet, advertindo para a necessidade dos usuários absterem-se de práticas pouco abonatórias, sobretudo nas redes sociais.