Manuel Rui Monteiro lança romance “Kalunga”
O escritor Angolano Manuel Rui Monteiro lançou ontem ao início da noite, em Lisboa, o seu mais recente romance, “Kalunga”, onde tenta resgatar a humanidade do ser humano e retratar as contradições entre colonizadores e colonizados.
Com uma vasta obra literária traduzida para dezenas de línguas nacionais e internacionais, Manuel Rui Monteiro é um dos veteranos da luta de libertação de Angola tendo sido membro do seu primeiro Governo no período que se seguiu imediatamente à independência. Advogado que teve em mãos vários processos judiciais de vincado interesse para o Estado Angolano, Manuel Rui Monteiro nasceu na província do Huambo, em 1941, licenciando-se em Direito na Universidade de Coimbra, Portugal em 1969. Em Portugal foi advogado e membro da direcção da revista “Vértice”, de que foi colaborador.
Regressou a Angola em 1974, onde ocupou diversos cargos políticos, tendo sido Ministro da Informação do Governo de Transição. Foi também professor universitário e Reitor da Universidade do Huambo, distinguindo-se como um dos principais ficcionistas Angolanos, assim como o primeiro representante de Angola na Organização da Unidade Africana e nas Nações Unidas.
Manuel Rui é membro fundador da União dos Artistas e Compositores Angolanos, da União dos Escritores Angolanos e da Sociedade de Autores Angolanos.
No dia 11 de Novembro de 1975 após a proclamação da independência de Angola Manuel Rui Monteiro escreveu a letra que compõe o hino “Angola Avante”.