Manuel Vicente está em Jacarta

Fotografia: João Gomes

Fotografia: João Gomes

O Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, chega hoje à capital da Indonésia, Jacarta, para participar no 60º aniversário da Conferência Afro-Asiática (1955 a 2015) e nas comemorações dos dez anos da Parceria Estratégica África/Ásia, que decorrem até 24 de Abril.

A comemoração do 60º aniversário da Conferência Afro-Asiática deve produzir vários resultados, que passam  pela declaração de apoio à reafirmação de um Estado palestino soberano. Outros dois aspectos passam pela reanimação da mensagem de Bandung de 1955 e o revigorar da Nova Parceria Estratégica África-Ásia, uma iniciativa lançada em 2005 como uma forma de promover a solidariedade e espírito de cooperação entre países asiáticos e africanos. Vão estar presentes líderes e altos funcionários de pelo menos 77 países.
A cooperação Afro-Asiática inaugurou um novo capítulo depois da realização em Abril de 2005, em Jacarta, de uma conferência que reuniu líderes dos países asiáticos e africanos, que declararam a Nova Parceria Estratégica África-Ásia como fundamento para reforçar a cooperação entre os dois continentes, construindo uma ponte baseada na solidariedade, na política, cooperação económica, reforço das relações sociais e culturais.
Durante os dez anos da existência da parceria estratégica, os países dos dois continentes têm cingido as suas relações de cooperação à luta contra o terrorismo, o crime organizado transfronteiriço, a segurança alimentar e energética, protecção das pequenas e médias empresas, fomento do turismo, criação de uma rede universitária para o desenvolvimento de África e Ásia e a igualdade de género e emancipação da mulher.

Intensificar relações

O ministro das Relações Exteriores afirmou ontem em Luanda que as relações de cooperação entre Angola e a Indonésia são excelentes, apesar de serem pouco intensas. Georges Chikoti falava à imprensa no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, momentos após o Vice-Presidente da República ter deixado o país com destino à Indonésia. Segundo o ministro das Relações Exteriores, delegações dos dois países têm realizado encontros e já manifestaram interesse nos reforço da cooperação nos mais variados domínios.
“As relações bilaterais são muito boas, razão pela qual há vontade dos dois Estados em intensificarem esta cooperação. A Indonésia tem registado índices de crescimento acelerado nas áreas do comércio e da indústria, pelo que está em estudo a possibilidade de cooperarmos nestas áreas”, reforçou. De acordo com o chefe da diplomacia angolana, pelo facto de a Indonésia ser produtora de petróleo, tal como Angola, há todo o interesse dos dois Estados reforçarem a parceria no sector dos hidrocarbonetos.

FacebookTwitterGoogle+