MAPTSS aponta mais-valia dos cursos de formação profissional
A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, afirmou, esta segunda-feira, em Saurimo (Lunda Sul), que o ciclo formativo constitui uma mais-valia para o alcance do primeiro emprego e fomentar o auto emprego entre a juventude.
A governante teceu tais considerações à margem da abertura oficial do ciclo formativo do Centro de Formação Técnico Profissional da ENDIAMA E.P (CEFOPE), tendo realçado que responde as políticas do Executivo em enquadrar mais jovens, seja nas empresas mineiras, como por via do auto-emprego através do empreendedorismo.
Teresa Dias sublinhou que com este centro de formação, as empresas mineiras deixarão de recorrer constantemente ao exterior e noutras regiões do país para a contratação de técnicos, primando pelos formandos locais.
A ministra explicou que caberá ao ministério supervisionar, acompanhar e cooperar tecnicamente com a instituição para que os conteúdos pedagógicos gizados possam ter a qualidade desejada e correspondam a demanda.
Em relação ao Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE) no país, a ministra disse estar bem encaminhado, decorrendo a terceira fase, que culminará com a entrega de novos kits profissionais a novos jovens formados e controlados.
O PAPE, no âmbito da terceira fase, contemplou 60 mil beneficiários, cuja meta é atingir mais de 80 mil empregos.
O presente ciclo formativo iniciará, numa primeira fase, com quatro cursos, com destaque para o de topografia, cartografia, prospecção e exploração mineira e electromecânica.