MAPTSS PREVÊ SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) prevê a implementação de de um sistema integrado de gestão de recursos humanos  “SINNGERH”, informou, nesta segunda-feira, secretário de Estado da Administração Pública, Vânio Gaspar Americano.

Conforme o responsável, que falava durante o segundo briefing com jornalistas, a intenção é garantir a uniformidade e eficiência da gestão dos recursos humanos  e responder às necessidades da planificação, coordenação, execução e controlo das respectivas actividades, em função das directrizes governamentais.

Vânio Americano adiantou que o funcionalismo público angolano é constituído por 388.538 funcionarios e agentes administrativos.

Destes, adiantou,  50,82 por cento  estão  no sector da educação, 18,70 por cento na saúde e 29 por cento em outros serviços.

O regime geral e especial detem 92 por cento dos funcionarios e agentes administrativos, ao passo oito e 10 por cento, respectivamente, são ocupados por elementos que detém os cargos de direcção e chefia.

Segundo Vânio Americano, os números reportam o apuramento realizado pelo gabinete de estudos, paneamento e estatística com base em vínculos da função pública, extraidos do sistema integrado de gestão financeira do Estado, do Ministério das Finanças, de Abril do ano em curso.

Vânio Americano adiantou que em 2020 registou-se um decréscimo de 28.760 dos funcionários e agentes administrativos, 6,89 por cento, comparativamente ao observado no período homologo.

Segundo o responsável, a lista não incluiu o pessoal  civil dos ministérios da Defesa, Interior, titulares de cargos políticos, deputados e ex deputados, Forças Armadas Angolanas, Polícia Nacional, Serviços de Inteligêcia e Segurança de Estado, antigos combatentes, bem como os pensionistas.

FacebookTwitterGoogle+