Marcos Barrica apresenta a Constituição

O Embaixador de Angola em Portugal, José Marcos Barrica, procedeu no último fim-de-semana, em Lisboa, à apresentação do livro Constituição de Angola Manuscrita, transcrita por um conjunto de crianças angolanas dos sete aos 15 anos de idade radicadas em território português.

Estiveram envolvidas de modo directo na realização do livro 244 crianças (número simbólico correspondente aos 244 artigos da Constituição) que transcreveram, devidamente organizados, os artigos ou trechos do texto constitucional. Dada a natureza e delicadeza da Lei Constitucional, o trabalho foi alvo de uma minuciosa revisão confrontada ao pé da letra do documento oficial, tendo em vista a salvaguarda da autenticidade da Constituição. Foi conferida a legibilidade e a inteligibilidade dos escritos, enquanto a diversidade caligráfica que expressa a heterogeneidade dos grupos reflecte, também, a índole etária dos transcritores e oferece um encanto original à obra no seu todo.
Ao intervir na cerimónia, Marcos Barrica considerou importante o envolvimento da comunidade radicada em Portugal, especialmente as crianças nascidas fora do país, em iniciativas culturais e sociais que promovam a identidade angolana.

FacebookTwitterGoogle+