Marcos Barrica elogia cooperação com China

20130426075633

O embaixador de Angola em Portugal, José Marcos Barrica, elogiou, esta quinta-feira, em Lisboa, diante de empresários portugueses, o papel da China na reconstrução do país, reafirmando a continuação da cooperação com este país asiático.

Ao intervir no almoço-debate “Angola: Novos Rumos do Desenvolvimento”, promovido pelo “International Club of Portugal”, Marcos Barrica disse que “apesar de criticada por alegadas violações dos direitos humanos, hoje, a China é parceiro de todos e já ninguém vive sem este país”.

Na ocasião Marcos Barrica afirmou que “qualquer país que queira investir em Angola pode fazê-lo, desde que cumpra os parâmetros à luz da lei”.

Relativamente à China, recordou, que “no crucial e angustiante momento em que Angola necessitava avidamente de ajuda externa substancial para se reerguer dos escombros de uma guerra atroz”, aquele país asiático surgiu como principal parceiro económico, financiando, em condições favoráveis, o esforço do desenvolvimento de Angola.

Porém, no processo do “reerguer dos escombros”, lembrou que “Angola não esquecerá a ajuda assistencial de carácter pontual concedida no âmbito bilateral por alguns países, agências especializadas das Nações Unidas e Organizações Não-Governamentais”.

Contudo, refutando exclusivismos na cooperação, Marcos Barrica defende Portugal como uma das partes do relacionamento com África, sobretudo Angola, “devido à aproximação linguística susceptível de facilitar o estabelecimento da comunicação”.

Apelou para a concentração “naquilo que une” Angola e Portugal, revelando ter de haver, relativamente à cooperação entre os dois países, trabalho para que as coisas voltem à normalidade”.

 

FacebookTwitterGoogle+