Mensagem de ano novo dos diplomatas e funcionários, lida por Estevão Alberto, adido de imprensa

Sua Excelência Senhor Embaixador Professor Doutor José Marcos Barrica;
Sua Excelência Senhora Embaixatriz D. Suzana Barrica;
Sua Excelência Senhor Embaixador junto a CPLP, Dr. Hélder Lucas;
Excelentíssimos Senhores Cônsules Gerais da República de Angola em Portugal;
Distintos diplomatas e funcionários das Missões;
Minhas Senhoras e Meus Senhores.

Sendo já quase um mandamento, estamos aqui, hoje, para apresentar cumprimentos de Ano Novo ao Senhor Embaixador da República de Angola em Portugal, Prof. Dr. José Marcos Barrica, desejando-lhe abundante saúde, para si e para a sua família.

Auguramos que o ano de 2014 vos permita realizar todos os anseios pessoais e os projectos em prol da nossa Missão Diplomática, nos seus mais diversos domínios, tendo em vista a elevação cada vez mais do bom nome e reputação da República de Angola.

Em nome dos diplomatas e funcionários desta Missão, queremos expressar à Vossa Excelência o reconhecimento desta nobre missão que lhe está incumbida, numa altura em que, num único ano, as relações entre Angola e Portugal, passaram de “intensas e excelentes” para “normais”, por razões sobejamente conhecidas, causadas por aqueles que pensam que Angola ainda é um apêndice do território português.

Desde já, vai os nossos parabéns, pela serenidade e sabedoria com que o Senhor Embaixador tem lidado com esta situação.

Os diplomatas e funcionários estão convictos de que continuarão a caminhar, com passos firmes, na base das orientações e ditames emanados por Vossa Excelência, rumo à promoção e defesa dos mais sublimes e elevados interesses do Estado angolano e nosso Povo.

Nada nos retrairá, nem nos inibirá ou tão pouco nos resignaremos, no respeito contínuo do quadro legal predominante no ordenamento jurídico internacional.

Por se situar num País tido como político e geo-estrategicamente fundamental, a nossa Embaixada afigura-se das mais importantes ao nível das Missões Diplomáticas de Angola no Exterior, motivo pelo qual, reiteramos aqui a nossa determinação na intensificação das nossas acções com vista a contrapor os remanescentes críticos e saudosistas que ainda flutuam por este País, que muito bem nos acolhe.

Excelências;

Todos estamos conscientes das linhas orientadoras que comandam a nossa acção. Por isso, exige-se de nós, uma contínua acção proactiva na promoção das grandes realizações no nosso Executivo e do País, pois, temos muito para divulgar.

São poucos os Chefes de Estado e de Governo que visitam o nosso País e não se vislumbram com os progressos registados nos últimos quase 12 anos de Paz. Neste contexto, esta árdua tarefa, com resultados visíveis e universalmente admirados, desenvolvida pelo nosso Executivo, vai continuar a merecer toda a atenção e continuará a ser projectada, disseminada, mostrada ao mundo, utilizando as ferramentas de que dispomos, designadamente, a diplomacia-política, económica-comercial, militar sócio-cultural e a pública.

Excelências;

No País, o ano de 2013 foi de grandes desafios políticos, económicos e sociais, pois, testemunhámos a implementação, pelo Executivo angolano, do Plano Nacional de Desenvolvimento 2012-2017, resultado de um Programa de Governo sufragado nas urnas pelo Povo Angolano, de Cabinda ao Cunene, nas eleições gerais de 2012, que foram consideradas livres, transparentes e justas por toda a comunidade internacional.

Para a nossa Missão Diplomática, o ano que findou foi igualmente marcado por intensas actividades político-diplomáticas, empresariais, desportivas, culturais e recreativas, em que cada um de nós deu a sua contribuição para elevar cada vez mais a imagem da nossa Missão Diplomática e, por conseguinte, a imagem do nosso País e das suas instituições. No cômputo geral, devemos realçar que foi um ano de muitos progressos em termos de acção diplomática.

No quadro de um Programa previamente elaborado e chancelado por Vossa Excelência, realizamos um conjunto de actividades desde a:

- A Conferência Sobre os Ganhos da Paz;

-Encontros de trabalho com parlamentares e demais classe política-diplomática, escritores angolanos em Portugal;

- A já tradicional corrida pedestre Dr. António Agostinho Neto, já na sua 3ª Edição;

-O Torneio de Futebol “Angola Avante” que conheceu a sua 4ª Edição, com resultados palpáveis em matéria organizativa;

- A Recepção Oficial do Dia Nacional (11 de Novembro);
- Foram realizadas igualmente muitas visitas de trabalho com várias delegações a Portugal e a Angola, designadamente delegações ligadas aos ramos Militar, Empresarial, Saúde, Ensino Superior, etc;

- O trabalho na vertente da comunicação institucional e imprensa: as entrevistas dos nossos dirigentes aos órgãos de comunicação social portugueses, o lançamento do novo Site, entre outras publicações e acções.

-A visita do nosso ministro Dr. Georges Chikoti e demais entidades.

- Não podemos também deixar de salientar a vossa preocupação para com as nossas comunidades, realçando o seu olhar permanente às suas dificuldades e os mais variados problemas que muitos dos nossos concidadãos enfrentam, devido os efeitos da crise em Portugal.

Excelências;

O ano que agora começa será igualmente marcado por grandes desafios, sejam eles políticos, económicos e sociais.

Para além dos desafios de natureza política e sócio-económico, no domínio político-administrativo, pela primeira vez, Angola vai realizar o Censo Geral da População, cujo objectivo é saber quantos somos, onde estamos e quem somos. Isto é para melhor distribuir a riqueza nacional. Aqui, somos novamente chamados para divulgarmos mais esta empreitada do País.

Este ano continuaremos a divulgar os 350 anos da morte da Rainha NGinga Mbande, sem esquecermos obviamente que no ano transacto fizemos história com a conquista do Leão de Ouro na Bienal de Veneza e o Prémio José Saramago atribuído ao escritor angolano Ondjaki.

Realçamos a vitória por parte da poetisa e historiadora angolana Ana Paula Tavares do 57° Prémio Internacional de poesia “Ceppo de Pistoia 2013”, em Itália, distinção atribuída pela “Accademia Pistoiese dei Ceppo”, instituição cultural italiana.

Satisfez-nos ainda o 11º título africano de Basquetebol Sénior Masculino, assim como, nesta modalidade, o reinado de Angola em todas as categorias dos campeonatos africanos. Estes ganhos vão certamente continuar a ser promovidos por todos nós, Vossa Excelência, porque engradecem Angola. É isto que nos torna conhecidos e fortes. Quem não se mostra, irremediavelmente não pode ser conhecido.

Excelências;

O seu mandato tem-se caracterizado por uma verdadeira escola, uma constante transmissão de conhecimentos. Nesta perspectiva, apelamos a continuidade da sua visão e política de formação de quadros, pois é fundamental para a melhoria do nosso trabalho.

Para terminar, não podemos deixar de salientar que no ano que agora começa, continuaremos engajados na execução das nossas tarefas, por sabemos que nem tudo foi bem feito ou terminado no ano que findou.

Continuaremos a apoiar os nossos Consulados Gerais naquilo que for necessário, pois a causa é mesma.

Como fiz questão de referir antes, queremos desejá-lo os Votos de um Ano Novo cheio de saúde, paz e prosperidade, votos que amavelmente estendemos a Vossa família, como a expressão da nossa mais subida estima, respeito e admiração que nutrimos por Vossa Excelência.

Ciente de que 2014 será melhor que 2013,

Desejamos à todos Um Ano Novo Próspero,

Muitas felicidades as vossas vidas particulares e familiares,

E que todos nós contribuamos para o bem e o melhoramento da imagem de Angola em Portugal!

Muito obrigado pela vossa Atenção!

 

Galeria de Imagens

FacebookTwitterGoogle+