Mensagem de Nguesso a homólogo

Fotografia: Mota Ambrósio

Fotografia: Mota Ambrósio

Uma mensagem do Chefe de Estado do Congo, Denis Sassou Nguesso, é entregue hoje ao Presidente José Eduardo dos Santos, no Palácio Presidencial da Cidade Alta.

É portador da missiva o ministro dos Negócios Estrangeiros, Jean Claude Gakosso, que está desde ontem em Luanda, para uma visita de cinco dias.
Ontem, Jean Claude Gakosso reuniu com o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, com quem abordou questões de interesse comum, principalmente na área política, diplomática, além de discutir aspectos ligados à agricultura, pescas, cultura, telecomunicações e transportes.
O ministro Georges Chikoti disse que os dois países pretendem estabelecer um acordo de extradição de presos condenados na República do Congo e em Angola. Já o ministro congolês destacou a necessidade de reforçar a cooperação com a transportadora aérea angolana (TAAG), para dinamizar a rota entre Luanda e Brazzaville, que é feita duas vezes por semana.
Na agricultura, Jean Claude Gakosso falou do café ginga, cultivado e produzido em Angola, que é muito apreciado no Congo. Outra área em que os dois países podem estreitar a cooperação é a Cultura. “Angola tem tido bons artistas, desde os tempos do Bonga à Pérola, uma das cantoras que muito acompanho”, reforçou. À chegada, ainda no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o ministro congolês afirmou que os dois países vão trabalhar no relançamento da cooperação no domínio económico, visando a diversificação das suas economias.
Em declarações à Angop, o ministro apontou o domínio económico como um novo sector a explorar no âmbito do reforço das relações de cooperação entre os dois países. “Os nossos dois países têm o projecto de diversificação das suas economias, sobretudo porque as economias dependem de um produto único, o petróleo, que está actualmente a ser vendido por cerca de 39 dólares o barril”, disse, acrescentando que o principal ensinamento que se pode tirar desta situação “é que devemos trabalhar para diversificar as nossas economias”. O ministro recordou que Angola e o Congo possuem imensos recursos naturais, minerais, hídricos, terras aráveis e outros que lhes permitem fugir da dependência do petróleo. “Vamos trabalhar com todos estes recursos e com o apoio dos nossos parceiros estrangeiros, como a China, um parceiro que oferece boas garantias de financiamento. Não temos dúvidas que vamos atingir os nossos objectivos”, afirmou.
Esta é a primeira visita oficial de Jean Claude Gakosso a Angola, desde que foi nomeado, ainda este ano, para o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros do Congo.

FacebookTwitterGoogle+