Militares da região realizam manobras
As Forças Armadas Angolanas realizam este ano um exercício estratégico militar conjunto com forças especiais da SADC, anunciou quarta-feira no Lobito o inspector-geral do Estado-Maior General das FAA.
O general Carlos Hendrick, que discursava no acto de abertura da décima reunião metodológica e de balanço dos órgãos de Operações das FAA, indicou que o exercício se enquadra nas operações de apoio à paz.
As FAA mantêm um elevado grau de engajamento nas tarefas relacionadas com a preparação e treino do contingente nacional para as brigadas sub-regionais das comunidades de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e Económica dos Estados da África Central, assim como da União Africana, no quadro da Força Africana em Estado de Alerta.
A importância do encontro reside não apenas no facto de servir de mecanismo de revisão do que foi bem e mal feito, é também uma oportunidade para criar pontes e cruzar ideias sobre as tarefas e missões das Forças Armadas Angolanas no contexto da geopolítica nacional e internacional, disse o general.
A reunião, que termina hoje, decorre num momento em que se constata a subida gradual dos conflitos em alguns países do continente, no qual a região dos Grandes Lagos tem sido o centro da violência militar, com milhares de vítimas civis.
Estes conflitos alcançam proporções alarmantes que atingem populações indefesas e objectivos económicos dos países vizinhos, com particular realce para Angola, que regista constantemente a entrada ilegal de cidadãos de diversas nacionalidades com propósitos muitas vezes inconfessos.