MINEA analisa plano director do sector eléctrico 2018/2040

SECTOR QUE AUMENTAR CAPACIDADE DE PRODUÇÃO, TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA FOTO: ANTÓNIO ESCRIVÃO
07 Setembro de 2018 | 13h03 – Actualizado em 07 Setembro de 2018 | 17h46
O plano director de desenvolvimento do sistema eléctrico 2018/2040 e a optimização de recursos e procedimentos para melhorar o fornecimento de energia e água na região leste de Angola vão dominar o VIII Conselho Consultivo Alargado do Ministério de Energia e Água (MINEA), a realizar-se segunda-feira próxima, na cidade de Saurimo.
Com duração de dois dias, a reunião, a decorrer sob lema “o nosso desafio é melhorar os serviços de fornecimento de energia e água”, vai igualmente abordar questões relacionadas à interligação do sistema eléctrico leste, premissa para o desenvolvimento sustentável e industrial, estratégias dos governos provinciais para expansão do abastecimento de água e distribuição de energia.
Também serão discutidos as estratégias para melhorar o fornecimento de energia nas zonas rurais, programa água para todos, importância das águas subterrâneas em Angola e o novo tarifário de distribuição de água.
Melhoria dos procedimentos de operação e gestão comercial para elevar a qualidade na prestação dos serviços de fornecimento, desafios do tratamento e aproveitamento das águas residuais, plano de acção para o quinquénio 2018/2022, constam da agenda do Conselho Consultivo Alargado.
Segundo o último relatório do inquérito de Indicadores Múltiplos 2015/2016, lançado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), apresentado no ano transacto, 42 por cento dos agregados familiares em Angola têm acesso à electricidade.