MINISTÉRIO DA CULTURA, TURISMO E AMBIENTE
NOTA DE CONDOLÊNCIAS
Foi com profunda dor e consternação que tomei conhecimento da morte do cantor e compositor, Jacinto Tchipa, ocorrida hoje, em Luanda, por doença.
Jacinto Tchipa nasceu no dia 25 de Janeiro de 1958 na Caála, Província do Huambo. É filho de João Epalanga e de Maria Florinda. Teve a sua infância no Lubango e aos 16 anos foi viver para Luanda onde iniciou a sua carreira musical.
Jacinto Tchipa foi deputado à Assembleia Nacional, coronel das Forças Armadas Angolanas e
membro da UNAC, União Nacional dos Artistas e Compositores.
O.cantor notabilizou-se no panorama nacional durante a década de 80, quando foi vencedor duas vezes consecutivas, 1986/1987, do concurso musical “Top dos Mais Queridos”, organizado pela Rádio Nacional de Angola.
Jacinto Tchipa é uma das referências incontornáveis da Música Popular Angolana. Da sua inconfundível voz, surgiram sucessos como “Maié, Maié, Maié”, “África”, “Tua linga Otumeno”, e principalmente a música “Cartinha da saudade”, um tema emotivo que durante o período de conflito armado serviu para elevar o moral das tropas.
Nesta hora de dor e tristeza, em meu nome e dos funcionários e colaboradores do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, endereço à família enlutada e à UNAC as nossas mais sentidas condolências
GABINETE DO MINISTRO DA CULTURA, TURISMO E AMBIENTE, em Luanda, aos 03 de Novembro de 2021
O MINISTRO
FILIPE SILVINO DE PINA ZAU